Julho Amarelo: Mês da conscientização e combate das hepatites virais

0
Julho Amarelo: Conscientização para o combate as hepatites virais
Julho Amarelo: Conscientização para o combate as hepatites virais

O mês de julho é destinado ao alerta à população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. O “Julho Amarelo”, como nacionalmente é conhecida, é a campanha para conscientizar sobre a necessidade de cuidados da população em relação às hepatites virais.

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C. O diagnóstico precoce favorece o início do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é lembrado dia 28 de julho.

“Houve redução do número de casos de hepatites notificados no Espírito Santo e no Brasil nos últimos dois anos. Essa diminuição é relacionada à diminuição na testagem da população pelas medidas de distanciamento social. Mas, nos últimos meses, com o retorno progressivo de ações de testagem e a flexibilização das medidas sanitárias adotadas durante a pandemia da Covid-19, percebemos um aumento no número de diagnósticos”, conta o médico infectologista da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcello Leal.

Conheça os tipos de hepatites virais:

  • Hepatite A: está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
  • Hepatite B: atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
  • Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
  • Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
  • Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

No Espírito Santo

Dados da Coordenação do Programa Estadual de Hepatites Virais da Sesa mostram que, de 1º de janeiro a 23 de junho deste ano, foram notificados quatro casos de Hepatite A; 122 casos do tipo B e 49 casos de hepatite C. Não foram registrados no período casos de hepatite D e E.

“Aos primeiros sintomas de hepatite, como mal-estar, náuseas, vômitos, urina escura e fezes claras, pele e olhos aparentando coloração amarelada, deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente para atendimento”, reforça Marcello Leal.

Identificação

A Hepatite A é diagnosticada em pacientes que apresentam mal-estar, vômitos, icterícia, urina escura e acolia fecal e o exame de sangue anti-HAV IgM reagente, indicando que a pessoa tem hepatite pelo vírus A.

Os testes rápidos para hepatites B e C são, sobretudo, indicados para diagnósticos em indivíduos com infecção crônica e assintomáticos, ou seja, podem estar com a doença, mas não tem conhecimento.

O tratamento para a hepatite B (doença que não possui cura) é o controle por meio de acompanhamento médico e medicamento para combater a multiplicação do vírus no fígado durante toda a vida. A hepatite D, de forma similar, com uso de medicamento por aproximadamente um ano.

A hepatite C é tratada com medicamento por cerca de 12 semanas, tendo chance de cura de 95%. Para a testagem é necessário coletar uma gota de sangue do dedo do paciente.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) oferece apoio aos municípios por meio da disponibilização de testes rápidos e materiais educativos para ações de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) de IST, Aids e Hepatites Virais distribuídos pelo Espírito Santo.

Confira a tabela com os endereço abaixo.

Endereços - Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no ES
Endereços – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no ES
Avatar
Redação Mov News

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui