Atenção proprietários! Começa nesta segunda-feira (11) o calendário de vencimento do licenciamento de veículos leves, como carros, caminhonetas, motocicletas, ciclomotores e motor-casa, registrados no Espírito Santo para os proprietários que não quitaram o licenciamento com a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O vencimento do licenciamento é definido de acordo com o número final da placa dos veículos. Ele começa na segunda, para as placas terminadas em 1 e vai até o dia 28 para as placas com final 0.


Veículos pesados
O calendário referente ao vencimento do licenciamento de veículos pesados, a exemplo de caminhão, ônibus, micro-ônibus, caminhão trator, teve início em abril e vai até o dia 12 de agosto, considerando o final da placa do veículo.


Como emitir o documento
O Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser impresso no site do Detran-ES. O proprietário do veículo deve acessar o serviço Emissão de boleto de Licenciamento, disponível em “Serviços Digitais de Veículos”. O DUA inclui todos os débitos pendentes.
Após o pagamento, os proprietários deverão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), também no site do Detran-ES, na opção “CRLV Eletrônico”, na área de veículos. O cidadão será direcionado ao portal Acesso Cidadão, em que deve fazer o login com o mesmo CPF do proprietário do veículo ou com o E-CNPJ, nos casos de veículos em nome de pessoa jurídica com conta verificada e preencher os dados solicitados.
Também é possível utilizar a versão digital do documento no aparelho celular ou no tablet, baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde também está disponível o PDF do documento para impressão.
Fiscalização
O calendário de fiscalização do licenciamento terá início no dia 28 de agosto para os veículos leves. No dia 12 de setembro começa a fiscalização para veículos pesados.
A partir dessas datas os veículos registrados no ES deverão estar com o Licenciamento Anual 2022 devidamente registrados. Caso contrário, podem ser autuados em operações de fiscalização de trânsito.