quinta-feira, 28 de março de 2024
25.5 C
Vitória

Bombeiros atuam no combate a incêndio em área de turfa, na Serra

Equipes do Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil da Serra estão combatendo um incêndio na área de turfa, na região de Pitanga. Os efeitos da turfa geram muitas situações desagradáveis para os moradores, como neblina ao amanhecer, muita fumaça e um cheiro forte.

A turfa é resultado da matéria orgânica morta produzida pela vegetação que, ao longo dos anos, se acumula sob o solo. Conforme mapeamento aéreo, a área ocorre em um terreno particular de 129.007 m².

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Major Maurício, em áreas alagadiças, essa matéria vai ficando cada vez mais profunda e então quando ocorre a queima, a vegetação libera esta fumaça. “O incêndio é, na verdade, embaixo do solo”, destaca.

O processo de controle da turfa, segundo o Major, é demorado. “É necessário delimitar a área, cavar em volta e inundar as margens para que o incêndio não se alastre. Depois, é preciso alagar toda a área para que o fogo, aos poucos, se apague”, disse.

As equipes já instalaram bombas em um canal da região próxima ao foco da turfa, para que a água seja bombeada ainda mais rápido e diretamente ao solo. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local e o mapeamento recente com drone e câmera térmica indicam a diminuição das zonas de calor.

“O município está pronto para seguir apoiando o Corpo de Bombeiros no que for necessário e não está medindo esforços para combater este fenômeno que gera inúmeros desconfortos para a população”, acrescenta o coordenador da Defesa Civil.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -