sábado, 25 de junho de 2022
21 C
Vitória

Receitas para o inverno: Conheça algumas opções deliciosas e quentinhas para espantar o frio

As baixas temperaturas já estão começando a aparecer em algumas cidades do Brasil e, claro, também chegou ao Espírito Santo. Para curtir o frio da estação, nada melhor do que comidinhas e sopas que aquecem o corpo, a alma e o coração, não é mesmo?

Pensando nisso, a reportagem do Portal MovNews conversou com a nutricionista, Gabriela Menelli, que selecionou quatro receitas deliciosas para os dias frios.

Com preparo super fácil, repletas de ingredientes selecionados e muito sabor, esses deliciosos pratos vão te deixar com água na boca.

Dra. Gabriela Menelli explica os cuidados que devemos ter com a alimentação no inverno.

Segundo a nutricionista, é sempre indicado que os pacientes optem pela variedade de legumes e proteínas utilizados nas preparações dos alimentos. “Todos associam o tempo frio com um bom caldo verde. Ele é muito bom, mas podemos realizar a sua versão ‘mais leve’, além de variar entre sopas com bases de couve-flor, cenoura, entre outros”.

É importante ressaltar que, de acordo com a especialista, mesmo durante o tempo mais frio é importante não ceder às tentações e focar no equilíbrio das refeições. Priorizar as verduras, legumes e as proteínas.

“Tudo é uma questão de equilíbrio durante as refeições desse período. Mesmo que seja um prato único, ou uma sopa, é bom variar entre os chamados de ‘grupos de alimentos’- carboidratos, verduras e legumes, carnes e ovos, oleaginosas, entre outros”, descreve.

A nutricionista também reforça que, o ideal é que as sopas acompanhem uma proteína.

“Sempre indico lembrar de acompanhar os preparos das sopas e caldos com uma proteína, seja ela a carne moída, o frango desfiado ou em pedaços, a quinoa, feijão e até mesmo peixe”, finaliza.

Confira as receitas completas:

SOPA DE ASPARGOS, BAROA E ALHO-PORÓ

Sopa de aspargos é uma deliciosa opção saudável. Foto: Pixabay

Ingredientes
1/2 maço de Aspargos;
1/2 alho poró;
2 batatas baroa medias;
1/2 cebola;
Azeite;
Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo
Limpe os aspargos. Reserve as pontas para enfeitar. Salteie os aspargos cortados em rodelas no azeite e deixe o restante na panela. Acrescente o alho poró já higienizado e a cebola cortada em rodelas. Refogue um pouco. Acrescente a água e as batatas cortadas e descascadas. Deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta. Leve ao processador para virar um purê. Retorne ao fogo para esquentar e inclua as pontas dos aspargos.

 

SOPA DE ABÓBORA, CENOURA E GENGIBRE

Sopa de abóbora é uma opção saudável para o inverno. Foto: Pixabay

Ingredientes
200 g abóbora Moranga sem casca;
300 g cenouras descascadas;
140 g cebola;
25 g manteiga ou azeite;
300 ml Água filtrada;
1 pedaço de Gengibre fresco.

Modo de preparo
Descasque e lave as cebolas, a abóbora e a cenouras. Corte em pedaços médios. Cozinhe com água junto com o gengibre. Bata tudo, menos o gengibre (caso não queira muito gosto de gengibre, no liquidificador, acrescentando a gordura, até virar um creme. Vá acrescentando o líquido aos poucos para o creme não ficar ralo, nem consistente demais. Tempere com sal e pimenta.

 

CALDO VERDE LEVINHO

Caldo verde “levinho” é uma das opções de receitas. Foto: Gabriela Menelli

Ingredientes
1 unidade de couve-flor;
2 batatas inglesas;
4 folhas de couve;
1/2 cebola picada;
4 dentes de alho picados;
25 g manteiga ou azeite;
300 ml Água filtrada;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo
Cozinhe as batatas e a couve-flor. Bata tudo no liquidificador junto com a água de cocção e as folhas de couve. Em seguida, refogue a cebola e o alho no azeite ou manteiga. Adicione o caldo batido e deixe ferver, sempre mexendo até ter a consistência desejada. Opcional, adicionar pedaços de bacon (Com equilíbrio).

 

LEITE QUEIMADO

Leite queimado é uma das opções de receita para se esquentar no inverno. Foto: Pixabay

Ingredientes:
1 colher de sopa de açúcar demerara;
1 copo de 500ml de leite;
canela a gosto

Modo de preparo:
Derreta o açúcar até ficar marrom (Sem deixar queimar para não ficar amargo), adicione o leite e mexa até o açúcar desgrudar do fundo da panela. Adicione canela a gosto.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -