quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Nova CNH começa a valer nesta quarta-feira (1º); veja detalhes do modelo

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido nessa quarta-feira (1º) pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito). A carteira incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de certificação.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não há necessidade para a atualização imediata para o novo modelo. A mudança pode ocorrer à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via. O documento será disponibilizado tanto no formato digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso.

A utilização do novo modelo será obrigatória para os condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de 1º de junho de 2022: quem tiver o documento válido nessa data terá de fazer a transição somente quando a validade expirar.

O que muda na CNH

Conforme previsto na resolução – que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova versão da carteira de motorista vai trazer uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Veja o novo modelo de CNH (à esquerda) e o modelo antigo (à direita)
O novo modelo de CNH vai ter uma nova cor. Além do tradicional verde, vai ter também o amarelo e elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento vai ter um QR Code e poderá ser emitido no formato físico, digital ou nos dois.

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -