Um homem acusado de matar uma pessoa em Portugal foi preso por uma Força Tarefa da Segurança Pública do Espírito Santo composta por Policiais Federais, Rodoviários Federais e Guardas Civis Municipais, no fim da manhã desta quarta-feira (8).
ENTENDA O CASO
Em 2007 o acusado, de 58 anos, conhecido como Cabeça de Tigre, cometeu um homicídio em Portugal e, antes que pudesse ser levado a responder pelo seu crime diante da justiça lusitana, fugiu para o Brasil e vivia foragido desde então no Espírito Santo.
Já em solo capixaba, ele veio a cometer um estupro no ano de 2013, sendo condenado definitivamente a 10 (dez) anos de reclusão pelo juízo da 5ª. Vara Criminal de Vitória.
De volta ao homicídio em Portugal, alguns anos mais tarde, com a impossibilidade de se efetuar a extradição do brasileiro dada a proibição expressa em nossa Constituição, houve então a transferência do processo português para a Justiça Federal brasileira e, em novembro de 2021, a decretação de sua prisão preventiva pelo Tribunal Regional Federal da 2ª. Região.
As ações para localizá-lo e prendê-lo se intensificaram na semana passada, pois havia indicativos que ele estaria escondido na Serra, mais precisamente no bairro Jacaraípe.
“Para a PF esta é uma prisão de enorme importância, pois traz um criminoso de altíssima periculosidade para que responda pelos seus crimes diante do Poder Judiciário, evitando a sensação de impunidade que os anos de fuga causam frustrando a aplicação da Lei”, disse em nota a Superintendência da PF no Estado.