domingo, 14 de agosto de 2022
21 C
Vitória

Escolas adotam medidas para conter avanço da Covid-19 entre crianças e pais concordam

Com o objetivo de proteger as crianças da contaminação por Covid-19, diante do aumento de casos confirmados da doença no Estado, algumas escolas estão retomando a obrigatoriedade do uso das máscaras e reforçando os cuidados de lavar bem as mãos e passar álcool em gel.

Algumas escolas da prefeitura como a Cida Barreto, de Vitória, adotam também medidas de distanciamento e orientam os pequenos a evitar tocar os olhos, a boca e o nariz, que são as principais áreas de contágio.

O MovNews procurou algumas mães para saber a opinião delas sobre o uso das máscaras nas unidades de ensino. Daniele Ferreira Mugrabi, de 40 anos, é professora e mãe de Miguel, de 4 anos, e Clarice, de 2 anos. Ela é favorável à volta do uso das máscaras na escola Cida Barreto:

“Acho muito importante a retomada do uso de máscaras. A instituição de ensino promove muitas atividades lúdicas, que são importantes para as crianças, mas também é um ambiente de aglomeração e de contato muito próximo entre pessoas que frequentam ambientes diferentes. Acredito que a escola seja um importante ambiente de disseminação não apenas do vírus da Covid, mas também de outros vírus. O uso da máscara é uma forma importante de proteger eles e nós, pois ninguém está livre de qualquer doença”, disse Daniele.

Outra mãe que concorda com o uso de máscaras é Gabriela Storari Giacomin Pimentel, de 39 anos, autônoma. Gabriela menciona que isso é uma medida de prevenção para suas filhas, Helena, de 7 anos, e Júlia, de 5 anos:

“Achamos que seria válido que elas continuassem a usar máscara, porque, na época que o Estado liberou o uso delas, estávamos entrando no período de outono/inverno, onde são mais propensas doenças respiratórias e Covid-19. O uso da máscara ajudou muito na prevenção. Além disso, as farmácias estão em falta de muitos medicamentos e por isso precisamos redobrar os cuidados”, disse Gabriela.

Gabriela menciona que isso é uma medida de prevenção para suas filhas, Helena, de 7 anos, e Júlia, de 5. Foto: Arquivo pessoal

A respeito do uso das máscaras, as prefeituras deram seus retornos.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória informou que o uso de máscara é facultativo tanto para profissionais como para estudantes na rede municipal de ensino.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha segue as orientações feitas pelas autoridades de saúde. No momento, a recomendação é que seja feito o uso adequado e contínuo das máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz.

A Secretaria de Educação de Cariacica (Seme) informou que a recomendação é que alunos e corpo docente utilizem máscara em ambiente escolar. Além disso, disse que em todas as escolas há álcool em gel.

Por fim, a Prefeitura da Serra respondeu que, neste momento, o cenário epidemiológico relacionado à Covid-19 volta a provocar preocupação, levando à retomada urgente da adoção de medidas sanitárias, como o uso de máscaras e a necessidade da manutenção do esquema vacinal atualizado.

Além disso, quem apresentar sintomas de síndrome gripal ou esteja em investigação para a Covid-19 deve ser afastado, orientando a imediata realização do teste rápido e a procura por atendimento médico.

Vacinação

Outro cuidado importante é reforçar a importância dos pais vacinarem seus filhos. Além de proteger a saúde das crianças, a vacinação em massa ajuda a parar a circulação do vírus, pois quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais barreiras contra a circulação viral teremos. É, também, uma proteção indireta para familiares considerados como grupo de risco.

No Estado, 219.916 crianças de 5 a 11 anos já foram parcialmente vacinadas e 124.955 totalmente vacinadas contra Covid.

Além disso, 49.823 crianças de 6 meses a 2 anos já foram vacinadas contra Influenza; 76.817 de 2 a 5 anos; 1.805 de 5 anos, 4.807 de 6 a 9 anos e 21.616 de 9 a 19 anos.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -