quarta-feira, 29 de junho de 2022
22.7 C
Vitória

Dia Nacional da Reciclagem: Catadores fazem a diferença e ajudam o Meio Ambiente

Neste domingo (05) é comemorado do Dia Nacional da Reciclagem. Com menos de 3% da coleta efetiva dos resíduos recicláveis recolhidos e transformados em dinheiro, a Grande Vitória tem nos catadores desses materiais verdadeiros soldados a favor do Meio Ambiente. 

São eles os responsáveis por tirar até 45 toneladas de material reciclável das ruas, praias, bares, restaurantes e shoppings todos os meses. 

É o que conta Leonora Soares Pereira, 44 anos, que  trabalha há seis anos na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viana.  

“Ao todo recolhemos 45 toneladas por mês de resíduo. Para mim é super importante o meu trabalho  porque separamos todo tipo de material, como garrafas plásticas, papelão, ferro, sucata e até vidro. Os resíduos, dessa forma, não vão para as lagoas e praias, ou até mesmo  para os valões, causando enchentes. Nosso papel é contribuir com o meio ambiente e também com a sustentabilidade. Tenho muito orgulho disso”, disse Leonora.

Leonora e sua equipe são responsáveis por tirar 45 toneladas de resíduos das ruas.

E é justamente com o dinheiro que ela consegue levantar na cata desses materiais que ela conseguiu comprar um lote e já está construindo a sua sonhada casa própria.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo assim o impacto ambiental e a poluição.

Segundo a Prefeitura Municipal de Vitória, em 2021 foram coletadas 2,7 mil toneladas de resíduos recicláveis na capital. No primeiro semestre de 2022, foram recolhidas 632,6 toneladas.

Coleta

Vitória
A coleta de resíduos passíveis de reciclagem ocorre em 720 condomínios de toda a capital. Os caminhões passam em dias combinados. Os veículos de recicláveis são diferentes dos caminhões que coletam resíduo domiciliar. Todo condomínio pode requerer a coleta seletiva em seus prédios por meio do telefone 156.

Vila Velha
O município oferece o serviço da coleta seletiva em 12 escolas municipais a coleta seletiva porta a porta em sete bairros (Praia da Costa, Centro, Prainha, Praia das Gaivotas, Praia de Itapuã, Praia de Itaparica, Coqueiral de Itaparica). Na pandemia, a coleta foi interrompida, mas está sendo retomada. Os condomínios podem se inscrever pelo email [email protected] e pelo número de whatsapp (27) 998175985.

Serra
Quem tiver material reciclável pode depositá-lo em um dos 111 Locais de Entrega Voluntária (LEV). A lista com os endereços está no site da Prefeitura da Serra.
Além disso, a prefeitura, em conjunto com a Corpus Saneamento e Obras, está implantando projeto de coleta seletiva porta a porta em condomínios do município.

Cariacica
Atualmente, o município possui 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do programa Cariacica Recicla. Além desse tipo de coleta, a prefeitura implantou a coleta seletiva em 100% das escolas municipais, no Fórum, no Ministério Público, no Centro Administrativo da Prefeitura, no Centro Regional de Especialidades (CRE) e nas secretarias municipais. A coleta porta a porta é realizada com caminhão compactador, onde o resíduo reciclável é coletado na porta de cada casa.

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -