sexta-feira, 29 de março de 2024
23.3 C
Vitória

Desemprego no Brasil diminui graças a atividades de transporte, armazenagem e correio

A taxa de desemprego no Brasil registrou queda e fechou em 10,5% no trimestre encerrado em abril. É a menor para os meses de fevereiro a abril desde 2015, quando a taxa foi de 8,1%. Já em relação ao trimestre anterior, o recuo foi de 0,7 ponto percentual. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O número de pessoas ocupadas agora soma 96,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012. Na comparação com o trimestre de novembro a janeiro houve alta de 1,1%. Já em relação ao mesmo trimestre de 2021, a alta foi de 10,3%, o que significa aumento de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.

O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, estimado em 55,8%, apresentou alta de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 4,8 pontos percentuais ao trimestre de 2021.

“Chama atenção a manutenção desse processo de queda da taxa de desocupação influenciada, principalmente, pela contínua expansão da ocupação que nesse trimestre foi bastante concentrada nas atividades de transporte, armazenagem e correio. Outros serviços pessoais de embelezamento prestados às famílias como manicure, cabeleireiro e esteticista e, também, no segmento da educação, que teve uma expansão significativa”, detalhou a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

Desemprego

A população desocupada teve recuo estimado em 11,3 milhões de pessoas, queda de 5,8% frente ao trimestre anterior. Isso significa que 699 mil pessoas saíram dessa situação.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,2 milhões de pessoas, subindo 2,0% frente ao trimestre anterior e 11,6% na comparação anual.

“Permanece a expansão do emprego com carteira no setor privado o que é um resultado bastante positivo, visto que contribui com a formalização do mercado de trabalho”, disse Adriana Beringuy.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -