quinta-feira, 7 de julho de 2022
26 C
Vitória

Conheça os mitos e verdades relacionados à saúde bucal

Cuidar da saúde bucal vai além de escovar os dentes. Ela é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e também contribuir para elevar a autoestima, já que dentes saudáveis garantem um sorriso bonito.

Entretanto, é importante tomar cuidado em relação a alguns mitos que foram espalhados ao longo dos anos e que muitos acreditam ser verdadeiros.

Receitas encontradas na internet sem fontes confiáveis e procedimentos sem orientação de um profissional da odontologia, além de não surtirem o efeito desejado, são muito perigosos para a saúde, conforme orienta a cirurgiã-dentista Beatriz Coutens.

Cirurgiã-dentista Beatriz Coutens
Cirurgiã-dentista Beatriz Coutens

“Algumas dicas caseiras que prometem resultados rápidos e a um custo baixo são facilmente propagados em redes sociais, blogs e outros canais de grande alcance. Mas não existe fórmula mágica e o que parecia ser fácil pode provocar sérios problemas à saúde da pessoa”, alerta.

Segundo a profissional, nenhum procedimento deve ser feito sem a orientação de um dentista. “Por mais simples que pareça ser, qualquer procedimento deve ser orientado e executado por um dentista. Do contrário, é colocar a saúde e a estética em risco”, finaliza a cirurgiã-dentista.

 

Confira 6 mitos da saúde bucal

1 – Clareamento dental com bicarbonato de sódio e limão

Essa é uma das receitas caseiras encontradas na internet sobre clareamento dental. Por ser muito abrasivo, o bicarbonato nunca deve ser utilizado sem orientação profissional. O uso indevido pode provocar queimaduras, corrosão, ranhuras no esmalte do dente e outros problemas.

2 – Enxaguantes substituem a escovação

Os enxaguantes bucais atuam como complemento da escovação, pois alcançam locais da boca que a escova não consegue penetrar. Mas não se deve usar unicamente o produto para fazer a higienização. É preciso escovar os dentes e passar o fio dental para que a limpeza seja eficaz.

3 – Enxaguar a boca com vinagre de maçã e sal

Não há nenhuma comprovação científica sobre a eficácia dessa prática. O vinagre pode, inclusive, provocar irritações, desmineralização dos dentes e outros danos à cavidade oral, principalmente se for misturado ao sal.

4 – Escovas com cerdas duras limpam melhor os dentes

Além de não limparem melhor os dentes, as cerdas podem desgastar o esmalte do dente e machucar a gengiva. O ideal é optar por escova com cerdas macias para higienizar não apenas os dentes, mas também a gengiva e a língua. Na dúvida sobre qual modelo escolher, converse com seu dentista.

5 – Comer maçã substitui a escovação

Apesar de ter nutrientes importantes, a maçã não substitui a higienização com a escova de dentes e demais itens de limpeza bucal, assim como nenhum outro alimento. O ideal é escovar os dentes com escova e usar o fio dental corretamente após as refeições.

6 – Chiclete sem açúcar previne cárie

A principal causa das cáries é a má higienização bucal. Os alimentos açucarados realmente são nocivos à saúde dos dentes e da boca, mas os chicletes sem açúcar não evitam e tampouco combatem as cáries. Além disso, o hábito de mastigar repetidamente pode causar danos à musculatura mandibular, causando ou acentuando o bruxismo, entre outros problemas.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -