quarta-feira, 29 de junho de 2022
16 C
Vitória

Ciclovia da Terceira Ponte tem pontos de chegada e saída de Vitória definidos

A ciclovia da Terceira Ponte teve seus pontos de chegada e saída de Vitória definidos. De acordo com a planta do projeto, o trecho para quem sai da Capital com destino a Vila Velha será acessado pela Avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). No sentido contrário, o ciclista chega na mesma região, mas pela rua Tenente Mário Francisco Brito, do lado oposto, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros.

Para pedalar até o município canela-verde, o ciclista deverá iniciar o trajeto em uma ciclovia na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá, conectado ao acesso de bicicletas da Terceira Ponte.

No sentido contrário, ou seja, saindo de Vila Velha, já havia sido definido em maio pelo governo do Estado. O trecho será ligado à ciclovia da Avenida Champagnat, na Praia da Costa.

O nome atribuído pelo governo ao trecho exclusivo para ciclistas é “Ciclovia da Vida” e a previsão é de que as obras sejam concluídas em maio de 2023.

O projeto é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Mobilidade Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), que agora trabalha junto à Prefeitura de Vitória na implementação dos pontos de subida e decida na cidade. Também está prevista a construção de uma área de convivência no local, com espaço para guardar ou alugar bicicletas compartilhadas.

O executivo estadual estuda agora como se dará o controle de acesso à ciclovia, com tendência de que ocorra por meio de equipamento eletrônico. Sabe-se, até o momento, que não haverá cobrança de passagem, embora os ciclistas deverão utilizar o Cartão GV. O modelo já é implementado no Transcol e também será empregado no sistema Aquaviário da Região Metropolitana.

 

Números da obra

  • Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros;
  • Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros;
  • Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros;
  • Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros;
  • Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4;
  • Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6;
  • Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240;
  • Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas;
  • Valor do investimento: R$ 127 milhões;
  • Prazo de execução: maio de 2023;
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -