segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Postos terão que mostrar preços de combustíveis com duas casas decimais

Preço terá que trazer apenas duas casas decimais nos postos de gasolina

A partir deste sábado (07), os preços dos combustíveis serão exibidos por apenas duas casas decimais. Atualmente o valor é apresentado com três casas decimais. Todos os postos de combustíveis do país terão que se adequar à nova regra da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a ANP, a Resolução nº 858/2021 visa deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira.

Os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais (os centavos) tanto no painel de preços dos postos, quanto nos visores das bombas.

Porém, para evitar custos aos postos com possíveis alterações nos módulos das bombas, elas poderão continuar apresentando três dígitos de centavos, desde que o último seja zero e fique sempre travado

Se o consumidor ficar com dúvida ou precisar fazer uma denúncia sobre irregularidade, basta entrar em contato com o Procon-ES, por meio do número (027) 3323-6237. O órgão é o responsável pela fiscalização. Os postos que não se adequarem à medida, poderão ser autuados.

Muda algo no valor final?

Para os motoristas, a redução de uma casa decimal muda quase nada na conta final. Não existem impactos importantes sobre as despesas com combustíveis, nem é possível troco em milésimo de real.

Por qual razão se usava os três dígitos?

Faz nove anos que a exibição dos preços com três casas decimais é obrigatória. Foi a própria ANP que, no passado, entendeu que deveria ser assim. A razão era que a compra feita pelos postos é por metro cúbico, e a venda para os consumidores é por litro. Para evitar que os revendedores arredondassem para cima o preço do litro, optou-se pela obrigatoriedade das três casas decimais.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -