sábado, 21 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Personalidades do esporte viram gestores e comandam “fábricas de talentos”

Com experiência e sabendo das dificuldades, atletas conseguem driblar os problemas e contribuir na formação de novos esportistas.

A caminhada no esporte requer que os atletas passem por diversos obstáculos. Apoio financeiro, local adequado de treinamento, materiais esportivos, acompanhamento nutricional e médico são elementos que os esportistas precisam ter ao seu lado para buscar o alto rendimento.

Depois de tanta energia gasta nas quadras, alguns desses atletas se recusam a se aposentar e contribuem para a formação de novos vencedores com toda a experiência que acumularam em suas carreiras. Na Grande Vitória, três superatletas dividem a burocracia dos gabinetes com a garra de formar esses talentos do futuro.

Fábio Luiz

O medalhista olímpico de vôlei de praia, Fábio Luiz, galgou degrau por degrau em sua carreira vitoriosa, passando por todas as fases da vida de atleta. Hoje, o ex-jogador é subsecretário de Esporte em Vila Velha e tem a oportunidade de ofertar apoio aos novos jogadores.

Fábio Luiz chegou ao ápice do esporte com a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Como o próprio medalhista precisou de apoio,  agora, do outro lado, e com sua experiência, o gestor busca viabilizar o apoio público.

“É outra visão. Quando a gente é atleta, nós reclamamos um pouco do apoio público. Mas na gestão nós conseguimos entender que tudo é um processo, que precisa de cuidado e transparência por conta do dinheiro público. Uso muito da minha experiência de atleta para mostrar, ajudar e apoiar as demais gerações”, pontuou.

Fábio Luiz começou sua trajetória esportiva em um projeto social, em Marataízes. Um dos pontos que o subsecretário prioriza em Vila Velha é o apoio financeiro para atletas e para-atletas de alto rendimento por meio do benefício do Bolsa Atleta.

“Para fazer o esporte crescer é preciso ter gestores qualificados e que gostam da área esportiva. Nós temos em Vila Velha o projeto social “Sou Campeão”, que atinge crianças de 7 a 17 anos, com aulas gratuitas de diversas modalidades, além de mais de 60 esportistas contemplados com o Bolsa Atleta. Nós estamos pensando em trazer eventos para o município e que eles deixem legados importantes”, finalizou.

Índio Jorge

A capital do Espírito Santo também possui ex-atleta na gestão esportiva. Trata-se do ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Índio Jorge, que hoje é subsecretário de Esportes e Lazer de Vitória. O gestor ressaltou que o principal apoio aos esportistas é por meio do programa Bolsa Atleta.

“Aumentamos o número de esportistas contemplados com o Bolsa Atleta, chegamos a mais de 50. Mesmo com a pandemia da Covid-19, nós mantivemos o contato com diversas federações para entender a necessidade de cada uma”, disse Índio Jorge.

Pensando no futuro, o subsecretário frisou que o trabalho em conjunto com a prefeitura está sendo feito para buscar o protagonismo esportivo da cidade.

“Atualmente, temos uma prefeitura empenhada em fortalecer o esporte. Essa confiança é fundamental para fomentar cada vez mais atletas. Nós estamos empenhados em voltar com o protagonismo esportivo da capital do Estado, principalmente com os grandes eventos. Eu tenho o conhecimento como atleta de diversas modalidade, me capacitei também na faculdade e agora levo isso para a Secretaria Municipal de Esportes”, pontuou o subsecretário.

Índio Jorge, subsecretário de Esportes e Lazer de Vitória
Sérgio Côgo

O ex-jogador Sergio Côgo começou sua trajetória no futebol na Desportiva Ferroviária. Depois passou pelo Rio Branco e Vitória. Além de atuar na Coreia do Sul e no Canadá.

Atualmente, Côgo é secretário de Esporte e Lazer de Cariacica e faz do desporto um instrumento de mudança social, beneficiando esportistas com o Bolsa Atleta.

“Eu acredito muito que o esporte ligado a projetos sociais tem a capacidade de transformação para as crianças. Tirando elas do risco do tráfico. Nós temos o Bolsa Atleta que contempla 59 esportistas, entre eles, de alto rendimento de judô, natação e futvôlei. Nós temos projetos sociais em parceria com o governo do Estado e estamos programando eventos e competições de corrida e natação”, disse Sergio Côgo.

Sérgio Côgo, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Cariacica
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns a aqueles que com esforço e merecimento estão hoje exercendo posições administrativa em prol do desenvolvimento do esporte e do seu condicionamento a ter uma real cobertura de nossos órgãos públicos favorecendo a realmente valorização dos atletas e ajudando as suas formações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -