Localizado em meio ao Centro de Vitória, o Parque Moscoso, um dos pontos mais famosos da capital, completa 110 anos agora em maio.
O espaço de lazer, não só continua a refletir o verde, que disfarça o cinza dos principais prédios que permeiam o seu entorno, como inspira artistas, artesãos, poetas, moradores e visitantes. É ali que a comunidade se encontra, seja para conversar, lanchar, pensar ou criar.
Nesta semana repleta de comemorações, histórias e memórias, foram organizadas programações para os munícipes de todas as idades para celebrar o aniversário do parque.
Na terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), de 8h às 17h, os moradores de Vitória vão poder desfrutar de oficinas, jogos, orientações sobre saúde e ciência, apresentações musicais e muitas outras atrações.
Uma delas é uma exposição de fotografias, que vai propor ao visitante uma viagem ao passado do parque e da capital por meio de imagens antigas.
Inspiração no Parque


Com o passar dos anos, muitas pessoas participam da história do parque, onde o encontro do presente com o passado se faz de maneira intensa. Uma delas é a contadora e artesã, Viviam Zanoni Borré, de 46 anos, que frequenta o parque desde os primeiros anos de vida.
“Frequento o Parque Moscoso desde que nasci, sempre vou até o local quando sinto que preciso focar em alguma atividade ou que preciso olhar e sentir o ar puro. Ele é o coração verde de Vitória e do Centro, sinto uma grande conexão e memória afetiva com o local”, ressalta Viviam.
Segundo a artesã, o local, que possui uma natureza exuberante, também serve de fonte de inspiração para o seu trabalho na confecção de bijuterias.


“O Parque Moscoso possui muito verde, com uma natureza intensa em todos os lugares que você olha, por isso, ele é um local onde posso me inspirar com as cores, tons da natureza para as minhas peças de bijuterias. Além disso, ele possui ótimos cenários como planos de fundos para fotos das produções artesanais”, destaca a artesã.
Programação do evento
A programação começa no próprio Parque Moscoso, na segunda-feira (16) a partir das 8h, com aulas de alongamento, com orientações gerais sobre o cuidado com o corpo. Serão três turmas de 25 a 35 pessoas, iniciando de hora em hora e com a duração de 40 minutos.


Foto Viviam Borré
Durante a terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, levará os adolescentes e idosos atendidos pelo serviço para apresentações musicais no Parque Moscoso. Os horários dos shows serão às 8h, 9h30 e 14h.
Na quarta-feira (18), segundo dia de evento, a programação também vai começar às 8h. A Semesp realizará uma clínica de Beach Soccer para crianças e jovens entre 7 e 15 anos, para aproximadamente 24 alunos e a duração é de 40 minutos.
No terceiro dia, quinta-feira (19), terá o parabéns ao parque entre 10h e 10h30. Contudo, as programações se iniciam às 8h, com as aulas de alongamento da Semus.
Bela matéria! Que continuemos frequentando e cuidando do Parque Moscoso para que ele possa inspirar também as próximas gerações.