quarta-feira, 29 de junho de 2022
16 C
Vitória

Guarda Municipal registra furto de tampas e vandalismo de caixas de telefonia na Grande Vitória

Em uma semana, ao menos duas caixas de telefonia foram saqueadas ou furtadas na Grande Vitória. Desta vez, os moradores e comerciantes de um trecho da avenida Leitão da Silva, em Vitória, chegaram a ficar sem sinal de telefone devido ao vandalismo.   

Há uma semana, as câmeras de videomonitoramento registraram o momento em que dois suspeitos furtaram outra caixa de telefonia, desta vez em Vila Velha. O crime aconteceu na Avenida Francelina Setúbal. À época, o dono do estabelecimento, que fica na frente do local, disse que não foi a primeira vez que isso aconteceu.

Ele explicou que a equipe da Guarda realiza fiscalização uma vez por semana nos estabelecimentos. As principais mercadorias saqueadas são cobre, cabo de aço, tampa de bueiro,  e hidrômetros. Estas mercadorias são vendidas para os ferros velhos para a reciclagem.

A Prefeitura de Vitória, no ano passado, criou uma lei municipal que exige a nota fiscal para a aquisição de mercadorias nos ferros velhos, de forma a coibir a venda ilegal destes produtos.

A Guarda Municipal relata que, em 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de 15,8% dos casos de roubos.

Importante dizer, que caso o munícipe veja e se sinta à vontade, poderá fazer as denúncias sem precisar se identificar pelo canal 156:

“Solicitamos que os munícipes que souberem das irregularidades nos ferros velhos façam suas denúncias, mesmo que anônimas, através do 156, que a Guarda e a equipe da Fiscalização, que envolve as secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam), vão até o estabelecimento fazer a fiscalização”, explica o comandante.

Caso a equipe da Fiscalização flagre a situação, a Guarda realiza a condução do individuo até uma delegacia.

Quando não é em flagrante, a fiscalização vai até o comércio (ferro velho). Caso o proprietário não consiga provar a origem do produto, ele é conduzido por receptação, podendo o estabelecimento ser autuado e multado administrativamente. Dependendo da infração, o proprietário será multado.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -