terça-feira, 10 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Começa hoje (10) o período de inscrições para o Enem 2022

Começa nesta terça-feira (10) e vai até o dia 21 de maio o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição está permitido o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00 por meio de Pix ou cartão de crédito, mas a transação deverá ser efetuada até o dia 27 deste mês.

As provas – digitais e impressas – serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, sempre tendo como base o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. Os exames terão início às 13h30 e terminarão, no primeiro dia, às 19h, e no segundo, às 18h30.

Estudantes devem escolher o formato em que irão fazer a prova (digital ou impresso) no ato de inscrição. Não há alternativa para realização de exame virtual em casa. Quem optou por essa modalidade deve se deslocar até o local que indicou na hora de se inscrever.

Isenção

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela elaboração e aplicação do Enem, o resultado dos recursos para isenção de taxa já estão disponíveis na Página do Participante (clica aqui). A aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame, ressalta o órgão.

Além das novidades nas formas de pagamento para este ano, a taxa de inscrição poderá ser paga também por meio do já tradicional boleto (gerado na Página do Participante), em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários e agências dos Correios.

O Inep destaca que o candidato deve estar atento aos critérios estabelecidos por cada um desses correspondentes e também aos horários de compensação.

Aqueles que conseguiram a isenção da taxa também deverão se inscrever na Página do Participante, mas não haverá necessidade de realizar o pagamento para confirmar a participação.

Documentos

Outra novidade deste ano fica por conta da inclusão dos documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante nos dias de prova. As identificações digitais valerão apenas se feitas pelos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

Cronograma

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Provas: 13 e 20 de novembro

Aplicação das provas

13 de novembro

A prova terá 5 horas e 30 minutos de duração e será composta por:

  • 45 questões de linguagens (português e língua estrangeira);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • e redação.

20 de novembro

A prova terá 5 horas de duração e será composta por:

  • 45 questões de matemática;
  • e 45 questões de ciências da natureza.

O Inep divulgará o gabarito das provas objetivas em seu portal até o terceiro dia útil após o último exame.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -