quinta-feira, 7 de julho de 2022
26 C
Vitória

Artista faz mosaico gigante com 190 toneladas de lixo retirado do ecossistema de Vitória

Nada menos que 190 toneladas de lixo foram retiradas das águas da baía de Vitória e do manguezal que recorta a costa da capital. Essa montanha de resíduos deixados pela população virou obra de arte: um mosaico gigante montado na Praça do Papa.

O responsável pelo mosaico feito com sacolas de lixo e resíduos como plástico, madeira, pneus e diversos materiais recicláveis é o artista plástico Nico, da comunidade de Jesus de Nazareth, também em Vitória. A obra chamou a atenção de quem passou pelo local, afinal, não é todo dia que se vê uma escultura gigante, em forma de tartaruga e feita de lixo na cidade.

“Eu fiquei muito orgulho e mais feliz ainda em saber que com esta tartaruga foi considerada o maior mosaico construído com resíduos no mundo. Muitas crianças e famílias olhavam curiosas para saber como foi a retirada desta quantidade toda de lixo e a montagem do mosaico neste espaço”, disse Nico GDT.

Mosaico gigante visto de cima na Praça do Papa, em Vitória.

Ainda de acordo com o artista, a exuberância da obra é um alerta para a poluição que afeta o ecossistema capixaba, destruindo o mangue e envenenando os mares.

Serviço

Durante esta semana, as equipes da Central de Serviços atuaram por toda a baía e manguezais da capital, passando pelas praias, ilhas, Grande São Pedro, Grande Santo Antônio e Grande Goiabeiras. A ação teve parceria de 24 entidades e instituições que trabalham também pela responsabilidade ambiental.

Esta ação tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e garantir a sustentabilidade, porque há quem insista no descarte incorreto desses materiais

Atuaram nesta ação mais de 100 profissionais da limpeza, que recolheram  diversos objetos como:

  • Televisão
  • Isopor
  • Prancha de surf
  • Garrafas de vidro
  • Tampas plásticas
  • Pneus.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, frisou que a ação traz conscientização para a população.

“Hoje, formamos esse grande mosaico, mas o ideal era de que não tivesse esse tanto de resíduos destacados em nossa baía e em nossos manguezais. É uma ação que envolve nossos profissionais de limpeza e sociedade civil, empresas privadas voluntárias, ONG´s e coletivos para manter a cidade limpa e organizada. Finalizamos com essa obra de arte, que será aferida para entrar no Guiness Book como o maior mosaico feito com resíduos no mundo”.

- Publicidade -

4 COMENTÁRIOS

  1. Hoje ações ESG são desenvolvidas por empresas robustas do mundo desenvolvido.Que possamos entrar nesse seleto mundo, respeitando o meio ambiente, cuidando da saúde física e mental, preservando a família e contra a corrupção e crime organizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -