domingo, 8 de maio de 2022
26.9 C
Vitória

Após aumento de casos, combate ao mosquito Aedes Aegypti é intensificado no norte do ES

A Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com as Superintendências Regionais de Saúde Norte, Central, Sul e Metropolitana, vem realizando uma série de ações a fim de auxiliar os municípios capixabas na redução dos casos e no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

Na Superintendência Regional de Saúde Norte, localizada em São Mateus, as ações têm sido redobradas, uma vez que o crescimento no número de notificações de casos da dengue no Espírito Santo aponta incidências alta e média em municípios da região, nas últimas semanas epidemiológicas, como trazem os dados do 17° boletim epidemiológico.

 17º boletim da dengue

Secretaria da Saúde (Sesa)

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Sesa, Roberto Laperriere Júnior, ressaltou que, atualmente, o Estado tem 10,32% mais casos neste ano, em comparação ao mesmo período de 2021.

“Atribuímos como um dos principais fatores para esse aumento na região norte a condição climática, que continua com temperaturas elevadas, ou seja, condições propícias para o mosquito, que gosta do clima quente”, disse.

Como se prevenir:

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Dengue avança e notificações batem recorde entre março e abril

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -