quinta-feira, 19 de maio de 2022
20.9 C
Vitória

Vitória é a 1ª cidade da região Sudeste a adotar a logística reversa. Veja o que é

Solidariedade com sustentabilidade. Essas são palavras que definem o Programa Papa Móveis da Prefeitura de Vitória, que adotou a logística reversa. O que isso quer dizer? A capital destina corretamente 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que são descartados.

Desde agosto de 2021, a Central de Serviços já enviou mais de 68 toneladas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos para a logística reversa.

Os moradores fazem a entrega voluntária dos eletrodomésticos na Unidade de Transbordo, em Resistência, ou acionam o Papa-Móveis, por meio do 156 ou do WhatsApp (27) 99693-8953.

Os produtos em condições de uso são reformados e doados a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não tiverem condições de uso são encaminhados à logística reversa. Mais de 150 famílias já foram beneficiadas.

Os produtos são levados para São Paulo. De lá, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos faz a separação dos itens e envia às indústrias. É um acordo da PMV com essa associação.

Essa postura adotada por Vitória foi possível com a assinatura do Acordo de Cooperação feito entre a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Central de Serviços, e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, entidade sem fins lucrativos.

Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do acordo marca o início da implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado.

“A destinação correta dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é uma ação muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações. Apesar de o serviço existir, ser gratuito e atender a todo o município de Vitória, muita gente ainda prefere descartar o sofá usado, o fogão, o liquidificador ou qualquer outro móvel no lixo ou próximo de uma lixeira. Por isso, estamos intensificando as ações de fiscalização e apresentando as alternativas para o descarte desses materiais para os moradores da cidade”, disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Vitória é a primeira cidade da região sudeste a instalar o programa de logística reserva. Este programa tem como objetivos o respeito com o meio ambiente e conscientização ao descarte correto de resíduo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -