Solidariedade com sustentabilidade. Essas são palavras que definem o Programa Papa Móveis da Prefeitura de Vitória, que adotou a logística reversa. O que isso quer dizer? A capital destina corretamente 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que são descartados.
Desde agosto de 2021, a Central de Serviços já enviou mais de 68 toneladas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos para a logística reversa.
Os moradores fazem a entrega voluntária dos eletrodomésticos na Unidade de Transbordo, em Resistência, ou acionam o Papa-Móveis, por meio do 156 ou do WhatsApp (27) 99693-8953.
Os produtos em condições de uso são reformados e doados a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não tiverem condições de uso são encaminhados à logística reversa. Mais de 150 famílias já foram beneficiadas.
Os produtos são levados para São Paulo. De lá, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos faz a separação dos itens e envia às indústrias. É um acordo da PMV com essa associação.
Essa postura adotada por Vitória foi possível com a assinatura do Acordo de Cooperação feito entre a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Central de Serviços, e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, entidade sem fins lucrativos.
Conforme previsto no Decreto Federal 10.240/20, a assinatura do acordo marca o início da implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado.
“A destinação correta dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos é uma ação muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações. Apesar de o serviço existir, ser gratuito e atender a todo o município de Vitória, muita gente ainda prefere descartar o sofá usado, o fogão, o liquidificador ou qualquer outro móvel no lixo ou próximo de uma lixeira. Por isso, estamos intensificando as ações de fiscalização e apresentando as alternativas para o descarte desses materiais para os moradores da cidade”, disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.
Vitória é a primeira cidade da região sudeste a instalar o programa de logística reserva. Este programa tem como objetivos o respeito com o meio ambiente e conscientização ao descarte correto de resíduo.