sexta-feira, 6 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Torta Capixaba combina com tradição de família

A famosa torta capixaba da família Pinheiro tem que ser feita pela matriarca, dona Ivany Pinheiro da Conceição, de 72 anos. Ela não abre mão de colocar a mão na massa para fazer a alegrias dos entes queridos na Semana Santa.

“É uma torta que passa de geração em geração aqui em casa. Já ensinei às noras e a alguns netos também. Tudo para manter a tradição da nossa família”.

Segundo ela, a torta capixaba é a verdadeira cara do Espírito Santo. “A minha torta capixaba é bem diferente das demais. Eu não abro mão de misturar tudo com minhas próprias mãos. Sei que dá trabalho, mas o importante é o resultado final, que fica uma delícia”, garantiu.

“Aos 9 anos, eu e meus 12 irmãos preparávamos a Torta Capixaba com mamãe. Cresci assim, quando éramos crianças ou solteiros, estávamos preparando todo ano a Torta”, disse Dona Ivany. Foto: Arquivo pessoal.

Dona Ivany começou a preparar a torta capixaba quando tinha 9 anos orientada por sua mãe. “Atualmente eu sou a última da minha geração que segue à risca essa tradição”.

Preços x ingredientes

Mesmo com a alta dos preços das mercadorias, dona Ivany garante que não vai substituir os ingredientes: “A gente sempre faz uma economia para garantir que a torta capixaba tenha todos os ingredientes. Os preços que mais subiram foram o bacalhau, por exemplo. Ano passado era R$ 37 o quilo. Este ano já pulou para R$ 50. Mas se eu for substituí-lo por um peixe diferente, o sabor não fica mesmo gosto. Apesar dos preços terem disparado por conta da Covid-19 e da guerra da Ucrânia, não vou alterar os ingredientes da minha torta”.

Dona Ivany adora compartilhar sua iguaria com a família e em sua casa a mesa sempre é farta: “Sempre falo que vou fazer pouca torta capixaba. Mas, quando vejo, já fiz seis tabuleiros ou uma panela. Nunca sobra, pois cada um que vem aqui sempre leva um pedaço para comer em casa. O importante é todos saborearem e estarem felizes neste dia”.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -