quarta-feira, 20 de abril de 2022
26.6 C
Vitória

Servidores federais devem ganhar 5% de aumento a partir de julho

O Governo Federal promete dar um aumento de 5% a todos os servidores federais a partir do mês de julho. A medida deve impactar em cerca de R$ 6 bilhões do orçamento deste ano, bem acima dos R$ 1,7 bilhão previstos para os reajustes salariais.

O percentual corrige defasagem inflacionária, por isso a concessão do benefício não esbarra na Lei Eleitoral, que proíbe esse tipo de ação no período de seis meses antes do primeiro turno da disputa presidencial.

Antes focado apenas nos servidores da área de segurança, o reajuste salarial agora contempla vários segmentos do funcionalismo público federal. Porém, o setor enfrenta uma série de paralisações, como os servidores do Banco Central, auditores da Receita Federal, funcionários do INSS e servidores do Tesouro Nacional.

Mesmo sendo um número menor que as reivindicações desses grupos, algumas categorias sinalizam que este aumento poderá abrir uma janela de negociações com o governo federal.

“O reajuste de 5% é muito pequeno diante da inflação acumulada já ser superior a 20%. Se concretizada, essa proposta pode significar o início de negociação, mas, para nós, é insuficiente”, disse à CNN Brasil o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Fabio Faiad.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -