sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Saiba em quais locais ainda se deve usar máscara no Espírito Santo

Após o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, anunciado pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, na tarde desta quarta-feira (6), muitos capixabas ainda se perguntam se existe algum lugar onde o equipamento de proteção individual ainda é cobrado. 

Além da não obrigação do uso de máscaras, também foram encerrados no Espírito Santo o Mapa de Risco e a exigência do Passaporte Vacinal para acesso a eventos sociais e restaurantes.

A medida foi adotada após mais de dois anos de pandemia da Covid-19. Mas algumas instituições ainda pretendem manter o esquema de exigência do uso de máscara para receber a população.

UFES, IFES e escolas públicas e particulares

Um destes locais é a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que vai seguir cobrando o uso da proteção individual em suas dependências, além da comprovação de que a pessoa tomou pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19.

Já nos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) o uso de máscara será facultativo, com exceção de setores da área de saúde. Nas escolas públicas do estado não será mais exigido, enquanto nas instituições particulares o critério de cobrança ou não será de cada escola.

Renato Casagrande
Renato Casagrande anuncia a suspensão da obrigatoriedade no uso de máscara no ES.

Hospitais seguem com restrição

Profissionais da área de saúde que atuam em hospitais das redes pública e privada também seguirão com a restrição. Por outro lado, para pessoas que ainda não se vacinaram ou que são do grupo de risco para a Covid-19 (idosos, imunossuprimidos e gestantes), além de pessoas com sintomas gripais, o uso de máscara se torna facultativo.

Comércio em geral e bancos

Outros locais onde o uso de máscara será recomendado, mas não obrigatório, serão o comércio em geral, como lojas de departamentos, além dos supermercados, que não irão exigir. Mesma situação será a dos bancos, onde o uso de máscara deixará de ser obrigatório.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -