quarta-feira, 18 de maio de 2022
25.9 C
Vitória

Queda do dólar: moeda fecha com o menor valor desde o início da pandemia

O dólar fechou em R$ 4,60 na noite desta segunda-feira (04), o menor valor desde março de 2020, início da pandemia. E alguns fatores podem explicar essa queda: Guerra na Ucrânia, entrada de investimento estrangeiro no país e a alta na taxa Selic.

De acordo com o economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Sebastião Demuner, o principal motivo para a queda do dólar passa pela entrada do investimento estrangeiro em solo brasileiro.

“O maior fator é que, no momento, essa condução do mercado internacional fez com que os investidores estrangeiros começassem a trazer o dinheiro deles para cá. Isso, portanto, fez com que se propagasse que as contas públicas do Brasil estão boas, que não quebramos contratos e outra série de fatores, o que passou uma confiança para o mercado internacional”.

O impacto da Guerra na Ucrânia e uma possível alta

Mas por que esses investidores estrangeiros, de uma hora para outra, passaram a investir o seu dinheiro no Brasil? Os motivos passam pela Guerra na Ucrânia e pela reputação e estrutura que o Brasil possui, garante Demuner.

“A Guerra na Ucrânia teve impacto, pois os investidores tiraram o seu dinheiro da Rússia e acharam que o Brasil era o melhor lugar para se reinvestir. Então a Guerra na Ucrânia teve impacto, sim. Mas o Brasil sempre foi um bom lugar para investir dinheiro. Nós temos um setor bancário, jurídico e elétrico estruturado, e eles perceberam isso”.

O conselheiro do Corecon-ES crê que o melhor é não prever um cenário de queda ou alta a partir de agora. Demuner, entretanto, vislubra uma alta no dólar após o fim da Guerra da Ucrânia e uma possível diminuição de investimento estrangeiro no Brasil.

“Quem cravar alta ou baixa do dólar é uma pessoa irresponsável. Os grandes analistas mesmo dizem que não é o ideal. Mas eu imagino que quando a guerra acabar, exista uma tendência de o dólar voltar a subir”, finaliza.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -