quarta-feira, 18 de maio de 2022
22.9 C
Vitória

​Prefeitura de Vila Velha entrega ambulâncias e automóveis para assistência à saúde

A Prefeitura de Vila Velha entregou, nesta segunda-feira (18), dez ambulâncias e seis carros de passeio para a população que apresenta mobilidade reduzida e necessita do transporte sanitário para a realização de tratamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em outros municípios.

A solenidade ocorreu em frente à prefeitura e contou com a inauguração da Central de Transporte Sanitário, que vai definir as diretrizes para a condução das pessoas em tratamento de saúde pelo SUS.

O prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), participou do evento ao lado de autoridades da saúde do município, e disse que os investimentos com transporte na saúde representam mais uma virada de página entre o passado e o mau atendimento, e o atual momento de humanização e respeito às pessoas da cidade.

“Quando chegamos, o transporte entre unidades era feito por quatro ambulâncias sucateadas e as pessoas sofrendo por atendimento. Com a entrega das dez novas ambulâncias, mais os seis veículos de transporte sanitário, chegaremos a 2,5 mil atendimentos por mês. Isso é respeito com as pessoas, cuidado com quem mais precisa, no momento de fragilidade da saúde, e respeito com as contas. Porque tudo que o cidadão quer é que seu imposto volte em serviço de qualidade”, pontuou o prefeito.

Sobre as ambulâncias

As 10 novas ambulâncias constituem duas categorias: do Tipo A e do Tipo B, que serão utilizadas somente para aqueles que apresentam grau de dependência física (de acordo com os tipos de mobilidade para remoção eletiva), que os impossibilita de ter acesso aos serviços de transporte coletivo ou particular. As ambulâncias do Tipo B vão priorizar os atendimentos das Unidades de Saúde.

Além disso, mais seis veículos de passeio foram adquiridos para potencializar a agilidade dos serviços de transporte para aqueles que estão realizando tratamento, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.

Essa estrutura não substitui o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) concedido pelo Governo Federal. Os novos veículos servem para prestar apoio às locomoções dos munícipes que precisam de atendimento em um local de maior suporte, estando estes nas Unidades de Saúde de Vila Velha, com destino aos Prontos-Atendimentos.

A Central de Transporte Sanitário

Esse sistema tem o objetivo de melhorar o fluxo dos transportes em saúde de munícipes. Com a Central de Transporte Sanitário (CTS), os formulários foram adequados, por meio de tecnologias da informação, facilitando e organizando a condução das transferências. A partir do acionamento, o transporte pode ser realizado com mais destreza.

Os residentes em Vila Velha que fazem tratamento em instituições vinculadas ao SUS podem solicitar o transporte pelo grau de dependência física (acamado, cadeirante e pacientes que identificam-se com dificuldade e/ou déficit de mobilidade), conforme avaliação e protocolo da equipe de saúde. A avaliação deve comprovar o comprometimento que impossibilita ter acesso aos serviços de transporte coletivo ou particular.

Para pedir pelo CTS, o cidadão precisa se dirigir até a Unidade de Saúde Básica (UBS) mais próxima de sua residência, com antecedência mínima de 72 horas úteis, com os seguintes documentos:

• Documentos Pessoais: Identidade, CPF e Cartão do SUS;
• Comprovante de Residência;
• Três contatos telefônicos atualizados;
• Pedido de solicitação médica.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -