terça-feira, 17 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Na reta final, aumenta em quase 70% emissão de títulos para jovens no ES

No próximo dia 4 de maio encerra-se o prazo para quem precisa emitir o titulo de eleitor, regularizar sua situação cadastral ou saldar possíveis pendências junto à Justiça Eleitoral.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os jovens eleitores capixabas entenderam o chamado e estão usando as ferramentas digitais para o alistamento eleitoral.

Em fevereiro de 2022, o Espírito Santo registrava 10.846 eleitores com 15 anos incompletos, 16 e 17 anos. Em março, esse número subiu para um total de 13.257 nas mesmas faixas etárias.

Nos 15 primeiros dias de abril esse número saltou para 18.234 eleitores. “Por conta da campanha de divulgação e chamamento dos jovens, registramos 6.935 novos eleitores até 15 de abril”, revela o TRE-ES.

Para o cientista político Vitorio da Boa Ventura, que pesquisa o comportamento eleitoral dos jovens, os números são surpreendentes e mostram o desejo dos mais novos em mudar a sua realidade por meio do voto.

“No Espírito Santo é ainda mais interessante essa procura, já que o eleitor jovem capixaba, tradicionalmente, não é politicamente engajado, delegando aos pais a indicação do voto. Agora é incentivar que esses adolescentes compareçam às urnas em outubro”, salienta.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -