quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Mais de um milhão de jovens tiram Título de Eleitor entre janeiro e março

Os jovens parecem que entenderam o apelo das diversas campanhas de incentivo ao alistamento eleitoral e bateram um recorde de procura à página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste primeiro trimestre.

O Brasil ganhou mais de 1 milhão de  novos eleitores (1.144,481) na faixa etária entre 15 e 17 anos, entre janeiro e março deste ano. Como no Brasil o voto é facultativo para os adolescentes nesta faixa etária, muita gente deixa para tirar o Título de Eleitor quando completa a maioridade, fase que torna o documento obrigatório.

A procura pelo documento é a maior registrada quando comparada às últimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

Para o cientista político e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

Cientista político e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Diogo Cruvinel: Interesse recorde dos jovens pelo primeiro título.

“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avalia.

Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma maior polarização. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.

Em 2022, o cadastro eleitoral seguirá aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite que o eleitor tem para solicitar o título, transferir o domicílio eleitoral e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

 

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -