quinta-feira, 28 de março de 2024
25.5 C
Vitória

Inclusão: Transmissão virtual da Festa da Penha 2022 terá tradução em libras

A Festa da Penha chega em sua 452ª edição, após dois anos sendo totalmente on-line, e em 2022, o evento acontece em seu formato tradicionalmente, presencial, sem abrir mão da programação on-line, que vem com novidades. Uma delas está relacionada à inclusão: o Programa Salve Mãe das Alegrias, as Missas do Oitavário e a programação noturna terão tradução em libras.

A comunidade surda que for acompanhar a programação presencial também terá um espaço reservado próximo ao tradutor nas missas, garantindo assim acessibilidade para todos os fiéis. A festa religiosa mais tradicional do Espírito Santo será realizada entre os dias 17 e 25 de abril.

“Esse é um sonho que viemos projetando na Comissão Organizadora da Festa da Penha há algum tempo, mas somente este ano vamos conseguir colocar em prática. É uma alegria para nós tornar o evento mais inclusivo, além de ser um compromisso entre cidadão e cristão”, disse o padre Renato Criste, que compõe a comissão.

Para ele, a própria versão on-line da Festa da Penha traz essa conotação de inclusão ainda mais ampla. “Há pessoas que desejam participar das homenagens à Santa Padroeira dos capixabas, mas têm sua mobilidade comprometida, ou mesmo se sentem mais seguras em casa, por causa da pandemia. As transmissões garantem que todos, que assim quiserem, no Estado e mesmo de fora, possam acompanhar a programação”, disse o sacerdote.

Uso de máscaras

Na última quarta-feira (06), o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), ao lado do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, derrubou a exigência do uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em todo o território capixaba, em locais abertos e fechados.

A Comissão Organizadora da Festa da Penha seguirá a orientação do Governo do Estado, bem como as recomendações da Arquidiocese de Vitória, no sentido de que o uso da máscara não é mais obrigatório. Entretanto, ressaltou que as pessoas podem utilizar a máscara caso queiram.

“Destacamos que quem se sentir inseguro pode ficar à vontade para utilizar a máscara. O importante é estar confortável. Também vale destacar que a programação virtual do evento é uma opção para acompanhar tudo de casa, através das redes sociais do Convento e veículos parceiros. Estamos empenhados em trazer novidades e muitas atrações para quem fizer essa opção”, diz Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -