sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Enem 2022: Período para pedir isenção e justificar ausência termina nesta sexta-feira (15)

Os participantes que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e justificar ausência na edição de 2021 têm até às 23h59 desta sexta-feira (15) para realizar os procedimentos. O requerimento deve ser feito na Página do Participante.

Pelas regras do Enem, têm direito à gratuidade todos os que se enquadram nas seguintes situações:

  1. estar na última série do ensino médio este ano em escolas públicas;
  2. ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;
  3. participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Resultados das solicitações

Os resultados das solicitações – justificativa de ausência e solicitação de isenção – serão divulgados no dia 22 de abril, também pela Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer no período de 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

Inscrição

Vale ressaltar que as solicitações feitas não são garantias de participação na prova. Após o julgamento dos recursos, os que desejam participar do Enem 2022 precisam se inscrever no exame. O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Faculdade em Portugal

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -