quarta-feira, 20 de abril de 2022
26.6 C
Vitória

Eleições 2022: Prazo para tirar Título de Eleitor termina daqui um mês

O dia 04 de maio é a data limite para tirar o Título de Eleitor e também regularizar a situação cadastral visando as eleições, que ocorrem no dia 02 de outubro. Os capixabas, portanto, ainda têm um mês para entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e ter acesso aos serviços envolvendo a disputa eleitoral.

Todas as pessoas que têm mais de 16 anos estão aptas a tirar o Título de Eleitor e votar no pleito deste ano. Porém, a obrigatoriedade do voto é apenas para as pessoas que no dia da eleição tiverem entre 18 e 70 anos.

De acordo com dados disponibilizados pelo TRE-ES, em fevereiro deste ano, o Espírito Santo registrava 10.846 eleitores com 16 e 17 anos. No mês seguinte esse número de eleitores com 16 e 17 anos saltou para 13.257. Ou seja, um crescimento de 2.411 novos eleitores.

Programa #SerEleitor

No último dia 14 de março, o TRE-ES, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, lançou um programa chamado #SerEleitor. O intuito da ação é fazer com que jovens de 16 e 17 anos tirem o Título de Eleitor para as eleições deste ano.

O TRE-ES conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES); Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; e da OAB-ES.

Para o presidente do TRE-ES, o Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, a ideia da iniciativa #SerEleitor é conscientizar a população capixaba sobre a importância de exercer a sua cidadania por meio do voto.

“O programa pretende elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas mediante a realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando, além da importância do voto, o quão fácil e rápida é a retirada do título de eleitor”.

Título Net

Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral ampliou o atendimento e agora ele pode ser feito de modo digital, por meio do Título Net.

Os 4 principais serviços que você pode encontrar dentro do site do TRE-ES são:

  1. Primeira via do título de eleitor (alistamento eleitoral);
  2. Mudança de município (transferência eleitoral);
  3. Alteração de dados pessoais;
  4. Regularização de inscrição cancelada.

Para requerer o título de eleitor por meio do Título Net, a pessoa terá que digitalizar ou ter em mãos fotos dos seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto frente e verso;
  • Comprovante de residência recente (prazo mínimo de três meses);
  • Comprovante de quitação do serviço militar (requerente do sexo masculino).

e-Título

O e-Título é um aplicativo que pode ser usado com uma espécie de título de eleitor digital no dia das eleições. Além disso, é uma outra forma que a população tem de consultar possíveis pendências com a Justiça Eleitoral.

Vale destacar que o aplicativo e-Título pode ser baixado de forma gratuita no celular ou tablet.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -