quinta-feira, 19 de maio de 2022
20.9 C
Vitória

Eleições 2022: OAB faz ação em escolas públicas para incentivar adolescentes a tirar o título de eleitor. Confira quais são

Para incentivar os jovens a participarem das eleições 2022, um importante momento da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vai realizar ações nas escolas públicas de Cariacica, de Viana e de Marechal Floriano para conscientizar os alunos de 16 e 17 anos sobre a relevância do voto e também ajudá-los os estudantes a tirar o título de eleitor.

Atualmente, o Espírito Santo possui cerca de 112 mil capixabas nessa faixa etária. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em março, apenas 13.257 adolescentes estavam aptos a votar nas eleições de outubro.

É pensando neste baixo número que a advogada e presidente da OAB de Cariacica, Kelly Andrade, fomenta a ação nas escolas públicas.

“Vi uma notícia sobre o número de adolescentes que tiraram o título de eleitor e isso  me assustou. Logo quando fiz 16 anos eu tirei o documento. A questão é entender por qual razão os jovens não estão se interessando por esse momento. Então vamos nas escolas falar sobre a importância do processo democrático e também tirar o título com eles”, disse Kelly Andrade.

O título de eleitor pode ser feito até 4 de maio e com a data limite se aproximando, diversos artistas e influenciadores têm se unido para incentivar esse público a solicitar o documento e a participar das eleições.⠀

Confira as escolas que serão visitadas:

Os advogados que estão organizando a ação entraram em contato com os diretores das escolas, que irão avisar os alunos sobre os documentos necessários para tirar o título.

  • EEEFM Prof Augusto Luciano (Cariacica), data: 19/04
  • EEEFM Ana Lopes Balestrero (Cariacica), data: 02/05
  • EEEFM Jesus Cristo Rei (Cariacica), data: 18/04
  • EEEFM Ary Parreiras (Cariacica), data: 27/04
  • EEEFM Maria de Novaes Pinheiro (Viana), data: 26/04
  • EEEM Irma Dulce Lopes Ponte (Viana), data: 26/04
  • EEEFM Emilio Oscar Hulle (Marechal Floriano), data: 03/05

Título Net

Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral ampliou o atendimento e agora ele pode ser feito de modo digital, por meio do Título Net.

Os 4 principais serviços que você pode encontrar dentro do site do TRE-ES são:

– Primeira via do título de eleitor (alistamento eleitoral);
– Mudança de município (transferência eleitoral);
– Alteração de dados pessoais;
– Regularização de inscrição cancelada.

Para requerer o título de eleitor por meio do Título Net, a pessoa terá que digitalizar ou ter em mãos fotos dos seguintes documentos:

– Documento oficial de identidade com foto frente e verso;
– Comprovante de residência recente (prazo mínimo de três meses);
– Comprovante de quitação do serviço militar (requerente do sexo masculino).

e-Título

O e-Título é um aplicativo que pode ser usado com uma espécie de título de eleitor digital no dia das eleições. Além disso, é uma outra forma que a população tem de consultar possíveis pendências com a Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita no celular ou tablet.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -