segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Crea-ES vistoria Sambão do Povo e sugere correções estruturais e elétricas

Após a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória, uma equipe multidisciplinar de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) esteve, nesta sexta-feira (08), realizando uma vistoria técnica e fiscal no Sambão do Povo. 

Durante a inspeção foram examinadas as estruturas dos camarotes, o sistema elétrico e os equipamentos de suporte ao evento. Os especialistas do Conselho orientaram aos organizadores do evento para que implementasse fixação nos suportes de sustentação da base niveladora das estruturas metálicas dos camarotes, para garantir mais estabilidade e proporcionando mais segurança aos usuários.

Outro ponto importante observado pela equipe foi a presença de conexões elétricas expostas, sem proteção e isolamento adequados, deixando vulnerável o público e o próprio grupo de pessoas que trabalham no evento. A sugestão foi pela introdução de barreiras físicas, como grades e tapumes, no sentido de impedir o acesso das pessoas e evitar riscos potenciais de choques elétricos. 

Também foram identificadas estruturas elevadas de apoio ao evento que possuíam partes metálicas não fixadas, sem travas de segurança com, inclusive, risco de queda durante o manuseio.  

“As orientações do Crea-ES foram transmitidas no início da manhã aos organizadores, às empresas e aos profissionais de engenharia que estão trabalhando no local. Na parte da tarde, nossos engenheiros voltaram ao local e constataram que a maioria das nossas recomendações estavam sendo atendidas e outras encontravam-se em andamento”, disse o presidente do Crea-ES, o engenheiro Jorge Silva.

O Conselho indicou, ainda, a implementação de alguns pontos de melhoria nas estruturas e orientou as empresas de engenharia que estavam atuando no local. Os organizadores agradeceram a intervenção do Conselho. Segundo eles, esta foi a primeira vez que o Crea-ES esteve realizando vistoria técnica preventiva no Sambão do Povo, contribuindo com orientações e com o olhar técnico de especialistas de engenharia para a segurança do evento.

A reportagem do Jornal MovNews entrou em contato com a Prefeitura de Vitória, que informou que a estrutura metálica dos camarotes não é de sua responsabilidade, mas sim da organização do evento. A reportagem também entrou em contato com a assessoria da produção do Carnaval de Vitória e aguarda o retorno.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -