quarta-feira, 18 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

Carnaval de Congo toma conta de Roda D’Água e mascarados fazem festa em Cariacica

O Congo voltou com alegria, força e maestria às ruas da localidade de Roda D’água, zona rural de Cariacica. Após dois anos sem as tradicionais máscaras e fantasias coloridas, o som dos tambores e das casacas novamente tomou conta das comemorações em homenagem à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.

A concentração das bandas de Congo começou às 7 horas, na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Em seguida, um cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Penha seguiu em direção à Paróquia Bom Pastor, onde foi realizada uma missa congueira, por volta das 10 horas.

Congo voltou a ecoar em Roda D’Água.
Foto: Viviam Borré

A partir das 11 horas, outro cortejo, entoando o clássico “Iaiá, você vai à Penha?” e outros cantos, seguiu para o campo do América, onde aconteceu a festa principal, com o toque dos tambores e das casacas.

Encerrando a festa, por volta das 18 horas, os congueiros cantam a “Ave Maria”, acompanhada por um show de fogos.

Festa

A festa movimenta a região de Roda D’Água, zona rural de Cariacica, anualmente, no mesmo dia da festa da padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, e conta com uma programação extensa que se inicia pela manhã, com a saída da casa do “festeiro”, que recebe em sua casa os congueiros e segue com o cortejo em direção ao local da missa campal.

Os mascarados são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, o mascarado se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de Congo.

Tradicional Carnaval de Congo preserva a cultura de Cariacica
Foto: Viviam Borré
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom saber que as manifestações culturais da nossa terra continuam vivas. Mesmo que alguns não queiram. Obrigado por acompanhar nosso trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -