quarta-feira, 18 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Vitória celebra o dia da Mulher durante todo o mês de março

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O dia é todo delas, mas a administração de Vitória planejou uma extensa programação para durante todos o mês recordar as lutas das mulheres.  A data simboliza a busca por conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também contra a violência e o machismo.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, reconheceu o Dia Internacional da Mulher somente em 1975.

No dia 8 de março de 1917, mulheres russas manifestaram por melhores condições de vida e trabalho. Mais de 90 mil russas participaram do protesto realizado em meio a Primeira Guerra Mundial. O movimento ficou conhecido como “Pão e Paz”. Anos mais tarde, em 1921, a data virou marco internacional de lutas das mulheres.

Programação para mulheres na capital

Em Vitória, a semana está repleta de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Serão realizadas atividades de orientação para a cidadania, saúde, educação, atividades físicas e apresentações culturais, para celebrar as conquistas femininas em todas as áreas de atuação.

Como por exemplo o projeto Maria da Penha Vai à Cidade, que será realizado em feiras livres e espaços públicos, com ações de sensibilização por meio de abordagens educativas e apresentação de materiais informativos sobre os direitos das mulheres, a realidade de violações, a rede de apoio e proteção, os canais de acesso à essa rede e a importância da denúncia em situações de violência.

E nesta terça-feira (8), até às 16h30, será realizada uma tarde de ações e autocuidados para as servidoras da Prefeitura de Vitória. Haverá vários serviços de autocuidado: maquiagem, limpeza de pele, ventosaterapia e massagens. Em seguida, haverá uma pausa para o café. Às 16h30, serão realizados vários sorteios.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Neuzinha de Oliveira, o objetivo é enfatizar a mulher protagonista de sua história, livre para ir onde quiser e realizar seus sonhos.

“Eu vejo que a reflexão hoje é a importância de nós mulheres entendermos que precisamos parar para analisar quais foram os avanços, o que precisamos avançar e como vamos avançar. A ideia é nós construirmos juntas propondo coisas positivas e ajudando a traçar esse caminho. É um momento da gente olhar o que deu certo e o que não deu certo para refazer, que ai sim avançamos”, destacou Neuzinha.

Na Casa Porto das Artes Plásticas, também nesta terça-feira (8), será iniciado o projeto “Mulheres na Arte: Semana da Mulher na Casa Porto”. A ação inclui três oficinas em uma programação bastante diversificada. Além disso, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) da capital vai ofertar uma série de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional voltados para alunas do Projeto Fazendo Arte durante todo mês de março.

Programação:

Dia 8 – Dia Internacional da Mulher
• 11h – Em frente à Assembleia Legislativa – Projeto Maria Penha Vai à Cidade: abordagens educativas e exposição de fotos
• 14h – Auditório da Prefeitura – Evento para servidoras
Ao longo do dia – Artesanato das mulheres empreendedoras na recepção da Prefeitura (Gerência de Qualificação do Trabalhador).

Dia 9
• 7h30 – Feira livre de Itararé – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória (Parceria Semcid e Guarda Municipal)
• Ao longo do dia – Artesanato das mulheres empreendedoras na recepção da Prefeitura (Gerência de Qualificação do Trabalhador).

Dia 10
• 11h – Comércio na Rodovia Serafim Derenzi – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

Dia 11
• 18h30 – Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação da banda da Guarda Municipal de Vitória e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 12
• 7h30 – Feira de Jardim da Penha – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

• 18h30 – Pracinha de Maruípe – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação musical de Dan Abranches e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 16
• 7h30 – Feira de Santo Antônio – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

Dia 18
• 18h30 – Pracinha de Itararé, na Rua das Palmeiras – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação musical de Jhone BL e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 19
• 7h30 – Feira de Maria Ortiz – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

• 18h30 – Praça Dom João Batista, em São Pedro – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação musical do Magia do Som e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 21
• 14h – Auditório da Prefeitura – Evento comemorativo pelos 25 anos do Conselho Municipal da Mulher (Comum).

Dia 25
• 7h30 – Feira de Jardim Camburi – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

• 18h30 – Praça Regina Frigeri Furno, em Jardim da Penha – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação musical de Gean Pierre e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 26
• 18h30 – Praça do Hi-Fi, na Avenida Jerônimo Vervloet, em Maria Ortiz – Ação do Procon, que também comemora o Mês do Consumidor. Apresentações culturais, jogos e brincadeiras, picolé, algodão doce, pipoca, pula pula, apresentação musical de Som e Cia e outras atrações para o público de todas as faixas etárias.

Dia 27
• 7h30 – Feira de Gurigica – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

Dia 29
• 7h30 – Feira do Bairro República – Maria da Penha Vai à Cidade: Abordagens orientativas sobre a rede de serviços de proteção e de empoderamento das mulheres disponível em Vitória.

Dia 31
• 14h – Ação para Qualificação do Trabalho no auditório da Semcid.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -