quinta-feira, 5 de maio de 2022
31.6 C
Vitória

Última chamada: inscrições para o Fies terminam às 23h59 desta terça-feira

Estudantes terão até 23h59 desta terça-feira (15) para se inscrever no primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) após uma ampliação do prazo pelo Ministério da Educação (MEC) devido a problemas técnicos ocorridos durante o período de inscrições. A data do resultado da chamada regular será publicada no dia 18 de março, no portal Acesso Único.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), durante o período de ampliação também serão aceitas novas inscrições e as já efetuadas poderão ser editadas caso o candidato queira mudar suas opções de curso. A reabertura das inscrições foi anunciada após a identificação de lentidão e interrupções pontuais, durante poucos minutos, no sistema eletrônico do Fies.

“O MEC decidiu ampliar o prazo após identificar lentidão e interrupções pontuais na performance da solução tecnológica, durante poucos minutos, no sistema eletrônico de inscrição. A instabilidade, ocorrida apenas no final da noite do último prazo previsto para inscrição, que seria no dia 11, foi pontual, tanto que somente foi percebida por quem acessava o sistema, no horário próximo do encerramento do prazo de inscrição”, justificou a pasta.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Outra exigência para inscrição é não ter zerado a redação da prova.

Novo cronograma do Fies

Dia 15 de março – último dia para inscrição;
Dia 18 de março– resultado da chamada única e lista de espera;
De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular;
De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior particulares aderentes ao programa.

A partir de 2018, o FIES passou a oferecer um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. A inovação trouxe melhoria na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sua permanência e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

O FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Refinanciamento de dívidas

No início desse mês, também foi anunciado que os cerca de 1 milhão de estudantes que têm contrato com instituições credoras para financiamento estudantil podem pedir renegociação da dívida. Para quem recebeu Auxílio Emergencial os descontos podem chegar a 92% e podem ser parcelados em até 10 vezes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento do Fundo Estudantil (Fies). O montante chega a R$ 9 bilhões em prestações não pagas.
As novas regras do programa foram definidas pela Medida Provisória 1.090/22.

Assim, para os estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto no saldo devedor é de 12%. Para inadimplência com mais de 360 dias, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor. Caso o estudante seja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -