quinta-feira, 21 de abril de 2022
24.9 C
Vitória

Prefeito de Ibatiba assume direção do PROS e vai apoiar Renato Casagrande

Aliado de primeira hora do governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, assumiu a direção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no Espírito Santo prometendo fidelidade total ao socialista. Luciano se desfiliou do Partido Republicano recentemente e irritou a base da sigla no Estado, principalmente o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.

No final de agosto do ano passado, Luciano Pingo, vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), já tinha comunicado  um movimento feito por ele com lideranças do Sul do Estado, para comandar “uma união de forças no projeto coletivo de manter Casagrande governador”. Ele ressaltou, na ocasião, a aliança consolidada em 2020 e os investimentos do Estado feito nos municípios.

Palavras de Pingo no Twitter em 2021, quando começava a insatisfação dos prefeitos republicanos no Estado: “Um prefeito já comunicou a sua saída. Infelizmente somos 10 prefeitos e nunca reuniram conosco sobre os rumos a seguir. Mais dois prefeitos sairão do partido nos próximos dias e outros já estão no mesmo caminho (…)”. O prefeito que tinha saído é Alessandro Broedel, de Sooretama.

PROS-ES

De acordo com o prefeito, como presidente da legenda, ele será o responsável pela articulação que vai possibilitar a montagem das chapas de deputado federal e estadual. A meta é ousada: “Vamos eleger um deputado federal e dois deputados estaduais”, avalia, numa conta que pode girar em mais de 80 mil votos para fazer um único representante para a bancada estadual.

Mas tudo depende ainda das alianças que poderão ser feitas entre as siglas partidárias, primeiro em âmbito nacional e, em seguida, em território capixaba. Considerado um partido de direita, o PROS apoiou as candidaturas presidenciais do Partido das Trabalhadores nas eleições de 2014 e de 2018.

Já durante o Governo do presidente Jair Bolsonaro, o PROS apresentou alinhamento de 80%  nas votações do Congresso Nacional, segundo levantamento do Congresso.

“É certo que o primeiro dever de casa é montar a melhor e mais competitiva chapa, compreendendo os melhores nomes que consigamos reunir em torno de um projeto que tenha como foco a diminuição da pobre em nosso país. Depois vamos pensar na majoritária. Agora é hora de sentar com as lideranças, com aqueles que fazem o Espírito Santo acontecer e propor um pacto que nos ajude a diminuir o abismo social desse país”, declarou.

De olho nos movimentos de Pingo, a base de apoio a Casagrande na Assembleia Legislativa e o próprio governador fizeram afagos ao prefeito nos últimos anos. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o projeto de lei 464/2021, de autoria do deputado estadual Marcelo Santos, que inclui o aniversário de Ibatiba no Calendário Oficial do Governo do Estado. De acordo com a proposta, no dia 7 de novembro, o município que comemorou 40 anos de fundação em 2021, se tornaria, simbolicamente, a capital do Espírito Santo.

Jovem prefeito

Luciano Miranda Salgado foi um dos mais jovens prefeitos já eleitos no Espírito Santo. Atualmente com 40 anos, segue no segundo mandato à frente da Prefeitura de Ibatiba. Ao fim da apuração, Luciano Pingo teve 55,92% dos votos. Foram 7.896 votos no total.

O candidato derrotou Doutor Jonhson, que ficou em segundo lugar com 41% (5.790 votos).

A eleição em Ibatiba teve 15,1% de abstenção, 1,28% votos brancos e 3,85% votos nulos.

Luciano Pingo tem 39 anos, é casado, tem curso superior incompleto e  um patrimônio declarado de R$ 105.885,93.

Nota do prefeito de Ibatiba

O Prefeito de Ibatiba e Vice-Presidente da AMUNES – Luciano Pingo, assumiu nesta manhã a presidência estadual do PROS-ES.

Desfiliado recentemente do Republicanos, o prefeito assume a liderança do PROS e buscará montar chapas de deputados – Estadual e Federal.

“Recebi a confiança da Executiva Nacional do partido e vou ser soldado no fortalecimento da legenda já para essa eleição. Inicio hoje (21), um trabalho de diálogo com possíveis candidatos ao pleito 2022 no campo proporcional”, citou Pingo.

O Prefeito ainda destacou que a legenda estará no projeto político liderado pelo Palácio Anchieta nas eleições deste ano.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -