segunda-feira, 18 de abril de 2022
25.5 C
Vitória

Nésio Fernandes é eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde

O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, foi eleito para assumir a presidência do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (23), e elegeu a nova diretoria do órgão para a atuação na gestão 2022/2023. Na ocasião, Nésio foi escolhido de forma unânime para o cargo.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde, foi criado no dia 3 de fevereiro de 1982 e é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tem a base dos princípios regentes do direito público. O órgão congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal. O objetivo é fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas e representá-las politicamente de forma nacional.

O então presidente do Conass Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Ao se despedir do cargo que ocupou por dois anos, enalteceu o trabalho realizado na condução do enfrentamento da pandemia. “Conseguimos nos unir e olhar mais para as nossas semelhanças do que para as nossas diferenças e assim, estabelecemos a bandeira do SUS como a bandeira que de fato importa”.

Nésio Fernandes que já é uma figura atuante no Conselho, tendo assumido o cargo de vice-presidente da Região Sudeste por dois mandatos consecutivos, enalteceu a qualidade técnica do CONASS, bem como a entrega de resultados para o Brasil e para o Sistema Único de Saúde (SUS).  “Este Conselho tem sido fundamental na resistência à pandemia e no fortalecimento do SUS. A eleição é um passo importante na continuidade da atuação da nossa instituição”, afirmou.

Fernandes parabenizou a condução de Carlos Lula frente à instituição. “Você assumiu este desafio de fazer a engrenagem do SUS funcionar e fez isso muito bem”, destacou.

Para Nésio Fernandes, estar à frente do CONASS, principalmente em um momento onde a pandemia ainda persiste em infecções mesmo que em número menor de casos, é um desafio. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Viva o SUS e viva os gestores brasileiros que sem dúvida nenhuma salvaram milhares de vida”.

Perfil de Nésio Fernandes, novo presidente da CONASS

Nésio Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS). Foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas, Tocantins.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento “software livre”, atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.

Além de Nésio Fernandes, outros secretários e profissionais da saúde foram eleitos durante a Assembleia realizada nesta quarta. Confira abaixo a composição da Diretoria do CONASS para assumir a gestão 2022/2023.

Presidente

Nésio Fernandes de Medeiros Junior – SES/ES

Vice-Presidentes

Região Norte: Juan Mendes Da Silva – SES/AP

Região Nordeste: Cipriano Maia – SES/RN

Região Sudeste: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG

Região Sul: cargo a definir

Região Centro Oeste: cargo a definir

Comissão Fiscal – Titulares

André Longo – SES/PE

Cecilia Smith Lorenzon Basso – SES/RR

Paula Augusta Maia de Faria Mariano – SES/AC

Comissão Fiscal – Suplentes

Cargos a definir

Representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde

Titular: Alexandre Chiepp – SES/RJ

Suplente: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG

Representantes do Conass no Conselho Consultivo da Anvisa

Titular: Jean Gorinchteyn – SES/SP

Suplente: Maria Cecília (Conass)

Secretário Executivo

Jurandi Frutuoso

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -