quarta-feira, 18 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Governo Federal suspende Bolsa Atleta de Paulo André confinado no BBB

A Bolsa Atleta Federal no valor de R$ 1.850 paga mensalmente ao velocista Paulo André foi suspensa. A decisão do Governo Federal e do Ministério da Cidadania, que cuida da pasta  Especial do Esporte no país foi publicada na noite desta quarta-feira (23). 

Segundo a Secretaria Especial do Esporte, o motivo da suspensão é devido a Paulo André não estar cumprindo o programa anual de treinamento apresentado em janeiro de 2021 para ser realizado neste ano. O atleta participa do Big Brother Brasil e está confinado desde janeiro de 2022. Ele é uma das apostas para chegar à final do reality show que acontecerá no dia 26 de abril. 

Mais de dois meses participando do reality, somente na última semana o questionamento sobre a Bolsa Atleta foi levantado através de uma entrevista do ministro João Roma à revista Veja. Na ocasião ele foi perguntado sobre um possível cancelamento do auxílio federal esportivo ao Paulo André enquanto ele estivesse confinado na casa mais vigiada do Brasil. 

A Secretaria Especial de Esporte emitiu uma nota justificando a decisão como uma medida preventiva visando as exigências que os beneficiados precisam cumprir para garantir o recebimento. 

 “A Consultoria Jurídica do Ministério da Cidadania já emitiu parecer sobre a participação de Paulo André Camilo de Oliveira no Big Brother Brasil, da TV Globo. A pasta encaminhou notificação para o atleta e aguarda a manifestação dele para dar andamento ao processo. Cabe informar que o pagamento foi suspenso preventivamente, já que a lei que disciplina o Programa Bolsa Atleta exige a continuidade dos treinos durante todo o período de recebimento do benefício”, disse a Secretaria, em nota.

Antes de entrar no reality, o treinador Carlos Camilo – que também é pai de Paulo André – disse em entrevista para a nossa equipe de reportagem que respeitou o desejo do filho de participar do reality show, mas explicou que antes de tudo Paulo André é atleta. E, por isto, Camilo preparou um treino de academia para cada dia de permanência do participante na casa para que o filho não perca o ritmo, a forma física e não deixe de lado a vida no atletismo.

Com a decisão de suspensão da bolsa, o MovNews procurou novamente o treinador Carlos Camilo para um posicionamento a respeito da decisão do Ministério da Cidadania. Ele afirmou que ainda não há nada oficial, mas que pena em recorrer da situação. 

“Fiquei sabendo dessa decisão ontem, mas ainda não decidimos o que fazer. Estamos procurando a melhor forma de resolver isso para que qualquer notícia ou resposta que eu der não atinja o Paulo André negativamente. Estamos conversando em equipe e eu fui orientado a esperar antes de tomar qualquer posição. Quem sabe a gente consegue reverter a situação, porque ele vai voltar, Paulo André vai sair de lá e continuar treinando. São três meses confinado em que ele está treinando, se fosse parar totalmente tudo bem mas não vai parar, o propósito dele é voltar a correr”, enfatizou.

Bolsa Atleta Federal era referente a atuação de Paulo André em 2019

A Bolsa Atleta que era recebida pelo Paulo André é referente a sua conquista de medalha de prata por 100m nos Jogos Pan-Americanos de 2019. O auxílio era pago de forma atrasada porque o Governo não abriu edital em 2020, com isso o atleta só conseguiu se inscrever em 2021.

Portanto, no ato de inscrição para Bolsa em 2021 o  “plano esportivo anual, com plano de treinamento, objetivos e metas esportivas para o ano do recebimento do benefício” seria referente ao que foi treinado por Paulo André em 2019. 

Em 2021, durante o recebimento da Bolsa referente ao ano de 2019, o atleta Paulo André foi campeão brasileiro, campeão brasileiro universitário e semifinalista olímpico nos 100m. Nos 200m, foi vice-campeão brasileiro e campeão universitário. Com o revezamento, disputou a final do Mundi. 

Com os pagamentos suspensos pelo Governo Federal, Paulo André não vai receber as parcelas de abril, maio e, se existir, de junho do Programa Bolsa Atleta. 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -