quinta-feira, 5 de maio de 2022
31.6 C
Vitória

Especialista dá dicas para concurseiros se darem bem nas provas

Os concurseiros de plantão podem começar a se preparar para diversos editais de concursos públicos no Espírito Santo, durante 2022. O governador Renato Casagrande vem há algum tempo alertando que haverá vagas em diversos segmentos públicos no Estado. O maior quantitativo de vagas será nas áreas da segurança pública e educação. 
A diretora pedagógica do CEP Concursos, Ivone Goldner, disse que os capixabas podem contar com diversos concursos aqui no Estado. “O governador vem divulgando na imprensa com uma certa constância a realização de vários concursos. Teremos concursos na área da educação para professores. Ele prometeu lançar o edital agora em março para a Polícia Militar, com mais de 1000 vagas; o concurso do Corpo de Bombeiros com 120 vagas e por fim, o concurso para a Polícia Penal com 600 vagas”, externou. 
O edital da Polícia Militar é um dos mais esperados no ES e terá o maior número de vagas, num total de 1.111 cargos na corporação que serão distribuídos nas seguintes maneiras: 
CARGO
VAGAS
Soldados combatentes
1000
Soldados auxiliares da saúde
30 
Soldados músicos
22
Oficiais médicos
20
Oficiais dentistas
20
Oficiais enfermeiros
10
Oficiais farmacêuticos ou bioquímicos
05
Oficiais médicos veterinários
02
Oficiais músicos
02
O concurso do Corpo de Bombeiros vai oferecer 120 vagas para o cargo de soldado, e será realizado pelo Instituto de desenvolvimento educacional, cultural e assistencial nacional (Idecan). 
Já a Polícia Civil também está com concurso previsto para este ano, com a contratação de 40 delegados, que terão além da idade como requisito, a graduação em Direito. 
Ivone disse ainda que há outros editais que também estão sendo aguardados, como o do Idaf, Instituto Jones dos Santos Neves e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela alertou que a média de acertos para a aprovação nesses concursos precisam ser acima de 85% da prova para se classificar. 
Na área da educação, o concurso já está em andamento com 1600 vagas, no entanto, o período de inscrição já encerrou e as provas acontecerão em 27 de março.
Concurso IFES: prédio do Instituto Federal do Espírito Santo em Vitória – Divulgação/ IFES
Com editais abertos nesta quinta-feira (10), dentro do Espírito Santo, há vagas em instituições federais: Universidade Federal do ES (UFES), com 20 vagas para ocupar cargos administrativos e as inscrições vão até dia 20 de março; e o Instituto Federal do ES (IFES), está ofertando 18 vagas e as inscrições vão até 3 de abril. São ótimas opções de entrada para ingressar no serviço público. 
Concursos nacionais
Em âmbito nacional, os concurseiros estão com muita esperança para o lançamento de diversos editais: para a Receita Federal, deverão ter 699 vagas com remunerações iniciais que variam de 11,6 mil até 21 mil. Já o INSS, há possibilidade de preenchimento de 7.575 vagas em todo o país, com salários de até R$ 9 mil.
Existem diversos outros concursos a nível nacional para este ano, como o da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e os Tribunais Regionais de diversas instâncias do Poder Judiciário.
As pessoas precisam dominar as matérias básicas que a maioria dos concursos terá: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Administrativo. Foto: SAEC
Dicas para ingressar  
A diretora pedagógica do CEP Concursos, Ivone Goldner, dá dicas para as pessoas que pretendem ingressar num cargo público via concurso. Segundo ela, as pessoas precisam dominar as matérias básicas que a maioria dos concursos terá: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Administrativo. Para quando sair o certame, o concurseiro focar apenas nas matérias específicas do cargo pretendido.
Ivone disse ainda que, se a pessoa dedicar cerca de duas horas por dia e fizer um Plano de Estudos com as matérias básicas, a chance de conseguir o objetivo é muito maior. E afirmou que o estudante precisa fazer um concurso com a sensação “de ir para uma guerra”.   
Confira as dicas dadas pela diretora:
  • Estude;
  • Tenha um bom material;
  • Faça um Plano de Estudos;
  • Dedique-se às matérias que você tem maior facilidade de aprendizagem;
  • Antecipe os estudos antes de sair o edital;
  • Domine as matérias básicas dos concursos públicos.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -