sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Escola Cívico-Militar abre as portas em Cariacica e aproxima a população 

Já está em funcionamento a Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Cívico-Militar Coronel PM Orlady Rocha Filho, a primeira escola cívico-militar de Cariacica, inaugurada nesta quarta-feira (9).

Com capacidade para atender 330 alunos, a unidade de ensino, localizada em Itanguá, município de Cariacica, vai atender estudantes do 6° ao 9° ano em tempo integral, levando mais segurança tanto para os jovens, quanto para os pais e responsáveis.

A instituição ocupa uma área construída de 1.406,60 metros quadrados, com 11 salas de aula, quadra esportiva e uma biblioteca. As aulas começaram na última terça-feira, (8).

Cristina Provedel Rocha, viúva do coronel Orlady Rocha Filho, se emocionou durante a cerimônia. “Estou muito feliz por saber que 330 crianças vão trilhar os caminhos da paz e do amor aqui nesta escola. Obrigada pela homenagem”.

A escola cívico-militar conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Capixaba de Fomento à implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).

Integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vão atuar na instituição com os projetos Valores e Ética e Cidadania. O Movimento Espírito Santo em Ação também apoia a instituição garantindo a implementação da metodologia do ensino em tempo integral.

Já no mês de abril, será inaugurada a EMEF Cívico-Militar Professor Cerqueira Lima, em Jardim América, também município de Cariacica, com 840 vagas.

O local, que está recebendo os últimos retoques, é a sede da antiga escola estadual Afonso Schwab, que pertencia ao Governo do Estado e estava fechado.

O espaço foi cedido pelo Governo ao município. Dessa forma, a EMEF Cerqueira Lima terá duas unidades: uma unidade atendendo alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º anos), na Avenida Brasil, e outra unidade atendendo alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º anos), na Rua Santo Amaro, ambas em Jardim América.

Escola Cívico-Militar abre as portas em Cariacica e aproxima a população
Fotos Jackeline Gomes – Prefeitura Municipal de Cariacica

Para o prefeito Euclério Sampaio, o momento é de comemoração, já que o investimento vai possibilitar um ensino de qualidade e abrangente para os jovens que mais precisam. “É um momento histórico.  Estamos mudando os rumos da Educação em nossa cidade. Essa será uma escola que prioriza a fraternidade, um trabalho feito com união e afeto. Vou me sentir ainda mais satisfeito quando inaugurarmos as próximas escolas cívico-militares no município. A cidade está avançando. Se queremos ter um futuro melhor, devemos investir em Educação”, declarou.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

Qual a diferença entre escola militar e escola militarizada?

Os colégios militares pertencem ao Exército, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar e são voltadas para quem deseja seguir carreira como militar. Já  as escolas públicas militarizadas estão sob responsabilidade das secretarias estaduais e municipais de Educação e não recebem as mesmas verbas que colégios militares.
Podem aderir ao Programa: o Distrito Federal e os Estados que possuam escolas que atendam aos critérios a seguir:
  • Escola em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);
  • Escola localizada na capital do estado ou na respectiva região metropolitana;
  • Escola que ofereça as etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio e, preferencialmente, atenda de 500 a 1000 alunos nos dois turnos;
  • Escola que possua a aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -