quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Aracruz recebe ação de cidadania neste sábado (26)

“Aracruz mais Cidadania. Ação mais integrada de atenção aos Cidadãos”. Com esta temática a Prefeitura de Aracruz, está levando pela primeira vez ação integrada de vários serviços à comunidade. A iniciativa acontece neste sábado (26), a partir das 8 horas, na Barra do Riacho.

Esta ação tem como objetivo principal aproximar e fortalecer a comunidade e promover acesso a serviços públicos de Assistência Social, Secretaria de Saúde (Semsa) e Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds). Além disso, pretende escutar o cidadão por meio da ouvidoria pública.

“Pensamos primeiro em ser na Barra do Riacho porque temos um programa habitacional e para ter acesso as famílias precisam ter o CADÚnico atualizado, para poderem ter direito a entrega das habitações. Isso vai contribuir também para os moradores e cidadãos”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iohana Kroehling.

Nesta ação serão oferecidos diversos serviços, como: Atualização do Cadastro Único. Já a saúde irá a aplicar a vacina contra a covid-19, testagem de doenças como HIV, sífilis e hepatite, fará a pesagem, tirará as medidas de crianças, gestantes e idosos, imprimirá o cartão SUS para quem não o tiver. Além de ações de saúde bucal, orientação e distribuição de kit de higiene bucal, triagem para planejamento familiar e atendimento psicossocial.

“Esta será a nossa primeira ação integrada, mas estamos realizando isso quinzenalmente. Esta ação irá envolver várias secretarias como a de Assistência Social, Saúde e Desenvolvimento Social e Trabalho para a população. Neste momento teremos várias ações bem amplas, para atender primeiramente a todos da Barra do Riacho. Queremos estar cada vez mais perto dos cidadãos e ofertar os serviços. Além disso, mobilizar as esquipes que estarão trabalhando em conjunto, com parceria junto da comunidade”, explicou a secretária de Desenvolvimento do município.

Além do público em geral, também serão atendidos moradores beneficiários do Residencial Barra do Riacho, que faz parte do programa do governo Federal, “Casa Verde e Amarela”, antigo “Minha Casa, Minha Vida”.

“Queremos que as famílias levem suas crianças, além dos idosos e gestantes, para que eles tenham suas medidas conferidas, o que é muito importante para averiguarmos se está tudo dentro da normalidade, evitando assim, futuros problemas. Também vamos testar possíveis doenças, buscando a prevenção”, explicou a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.

Família

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) oferece os programas Capixaba de Redução da Pobreza, Bolsa Família, Família Acolhedora e o Benefício de Prestação Continuada – BPC. Além dos Auxílios Natalidade, Funeral, Alimentação, Transporte e Documentação.

O Cadastro Único reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, estados e municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Todos os centros de referências têm funcionamento de 7h às 13h nos dias de atendimento presencial e após este horário há a opção de atendimento via telefone com os coordenadores.

Confira os telefones disponíveis:

CRAS Vila: 99767-1215

CRAS Santa Cruz: 99841-9654

CRAS Moroba: 3270-7429

CRAS Itaputera: 3270-7428

CRAS Guaraná: 3270-7430

CRAS Jacupemba: 3270-7407

CRAS Barra Riacho: 3270-7408

CRAS  Bela Vista: 99814-9452

CREAS: 3270-7433

Vacina

A partir da próxima segunda-feira (28), em todas as Unidades de Saúde, serão disponibilizadas três vacinas em uma única Campanha, a da Influenza (H3N2), Sarampo, visando a Campanha Nacional, e a 4ª dose da vacina contra a covid-19.

A 4ª dose da vacina contra a covid-19 será aplicada nas pessoas com 60 anos ou mais, com as vacinas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, de acordo com a disponibilidade no momento.  Os idosos aptos a receber a dose são aqueles que estão com um intervalo de 90 dias a partir da dose de reforço.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -