quinta-feira, 19 de maio de 2022
20.9 C
Vitória

Aracruz nas ondas do 1º Campeonato de Surf “Summer Festival”

Um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, o município de Aracruz realiza o 1º Campeonato de Surf “Summer Festival”, neste final de semana, sábado(19) e domingo (20) de março. O local é a bela Praia dos Padres.

O evento é uma realização do treinador e ex-surfista profissional de Aracruz, Márcio Blank, e contará com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

Turistas e atletas de outros estados que vieram prestigiar o evento, já podem ir se preparando para levantar cedo. As baterias se iniciam às 7 horas, com previsão de termino às 13 horas nos dois dias de competição. Ao todo serão três etapas, sendo que na última sairá o campeão do ranking de cada categoria, e posteriormente o campeão do circuito.

Ao todo serão cinco categorias: Sub-16; Open; Kahuna; Feminina e Longboard. O valor da inscrição, que ainda pode ser feita,  é de R$ 100, devendo o competidor (a) levar documento com foto.

As inscrições podem ser feitas nas Lojas LIP, em Barra do Riacho (Matriz) e em Barra do Sahy (Filial), além da Loja Vila Surf Shopping, no centro de Linhares.

“Sabemos que este evento é muito importante para o nosso município. Quando fomentamos o esporte, atinge várias modalidades esportivas. O surf também é uma destas modalidades. Além de ser uma oportunidade que os nossos jovens estejam praticando uma atividade esportiva. O município de Aracruz conta com várias praias e locais próprios para surf. Vamos continuar apoiando esses eventos, pois acreditamos no potencial do esporte, independente de qual seja”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz (Semesp), João Hilton José dos Santos, mais conhecido como Coquí.

Turismo

“O município de Aracruz tem um potencial incrível para o turismo, por sua logística e belezas naturais. O 1° campeonato de Surf “Summer Festival”, além de trazer uma modalidade olímpica para nossa região, fomenta o turismo sustentável. Ganham os surfistas, ganha toda população e ganha o turista”, menciona o vereador do município de Aracruz, Alexandre Manhães.

Praia dos Padres

O organizador do evento, Marcio Blank, explicou porque escolheu a Praia do Padres em Aracruz:

“O Campeonato de Surf “Summer Festival” será realizado em 3 etapas, e em seguida os melhores de cada categoria (Sub-16; Open; Kahuna; Feminina e Longboard) e será definido o campeão do circuito. Sou natural de Aracruz e para mim é um prazer enorme trazer para a minha terra natal um trabalho de surf que desempenho em Itacoatiara, no Rio de Janeiro. Escolhemos a Praia dos Padres em função de sua logística e localização. As condições do mar também são melhores, com mais incidência de ondas. A competição tem tudo para ser um sucesso. Pretendemos ter vários eventos de surf ao longo do ano aqui mesmo em Aracruz. Principalmente nas categorias de base, desde a sub 8 até a sub16, tanto masculino, como feminino, trazendo atletas de todo o território Nacional para conhecer o nosso Estado”, disse Marcio Blank.

A Praia dos Padres é uma praia pequena, e ao mesmo tempo com muitas opções para lazer, tanto para as famílias e para quem gosta de praticar esporte. É possível alugar prancha para a prática de stand up paddle e caiaque, além de vegetação nativa, pedras rústicas e um mar de águas mornas.

A praia dos Padres fica localizada nas margens da Rodovia Estadual ES-010, a 36km da sede. Para chegar à Praia dos Padres é necessário seguir pela BR-101 para Laranjeiras, e ir em direção a Rodovia ES-010.

Previsão do tempo

De acordo com o Climatempo, será um fim-de-semana de sol em Aracruz com aumento de nuvens pela manhã. No sábado (19), mínima é 19º e a máxima a temperatura é de 34º, com previsão de pancadas de chuva à tarde. Já no domingo (20) os competidores terão sol o dia todo, com temperatura mínima de 19º e máxima de 36º.

Surf

O surf foi confirmado como esporte olímpico para os Jogos de Tóquio 2020. Skate, caratê, beisebol escalada esportiva também foram incluídos.

Durante a competição os atletas brasileiros que mais se destacaram foram:

Ítalo Ferreira, surfista profissional desde 2015, 27 anos, e natural da Baia Formosa, Rio Grande do Norte. Ganhou a medalha de ouro ao derrotar o japonês Kanoa Igarashi nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio.

Outro nome de destaque no surf é Gabriel Medina Pinto Ferreira é um surfista profissional brasileiro. Mais conhecido por ser o tri-campeão mundial de surf da ASP World Tour de 2014, 2018 e 2021, sendo o primeiro brasileiro a vencer um mundial de Surf. Ele tem 28 anos, natural de São Paulo.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -