quinta-feira, 5 de maio de 2022
31.6 C
Vitória

A partir do dia 20, mais ventos e dias mais curtos. É o Outono chegando!

No próximo domingo, 20 de março, o Verão, estação mais esperada do ano para muitos, dá lugar ao Outono, que termina no dia 21 de junho. Algumas das principais características dessa estação são a redução gradual das temperaturas, bem como a diminuição do tempo de luz diária que costuma proporcionar entardeceres de muita beleza.

Espera-se que as temperaturas possam cair durante esses três meses, depois de um Verão de muito calor no Espírito Santo. No último sábado (12), por exemplo, Vitória foi a cidade mais quente entre as capitais brasileiras e o estado ainda registrou a maior temperatura do Brasil.

O Outono é a estação do ano que acontece logo em seguida ao Verão e antecede a chegada do Inverno. Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.

Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos, até mesmo precipitação na forma de neve.
Inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, 12 horas. Na medida em que o Outono avança e vamos nos aproximando do Inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Temperaturas mais amenas

De acordo com o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, baseado em análises de resultados prévios dos modelos de previsão climática para o Espírito Santo, o trimestre (abril-maio-junho) de 2022 que corresponde ao Outono aponta para uma tendência de chuvas em torno da média.

Além disso, da mesma forma, as temperaturas devem manter um padrão de normalidade para esse trimestre, mesmo levando em conta a persistência do fenômeno La Niña até o final da estação, que poderia influenciar em um aumento da temperatura média no Estado.

“Por se tratar de uma estação de transição entre o Verão e o Inverno, o Outono traz consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo”, explicou Hugo.

O metereologista ainda destacou que no Espírito Santo,o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco, e que há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação.

“A média acumulada de precipitação de chuva para a estação aqui no Espírito Santo fica entre 250 e 300 mm na Região Nordeste, 200 a 250 mm no extremo norte e no setor noroeste e entre 300 e 350 mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450 mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões”, ressaltou.

Fenômeno do equinócio

Uma breve aula de geografia agora. A ocorrência do fenômeno do equinócio de outono marca a chegada dessa estação. O equinócio representa o momento em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a Linha do Equador e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul.No entanto, é preciso lembrar que o início do outono não acontece simultaneamente nos dois hemisférios

Estação das frutas

O outono é celebrado como a estação da colheita em várias partes do mundo, com destaque para a grande variedade de frutas. Em ambos os hemisférios, a chegada do Outono marca o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas.

Algumas frutas dessa estação são: maçã, mamão, laranja, pera, coco, uva, abacate, banana goiaba, carambola, kiwi e caqui.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -