segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Programa Qualificar ES abre 51 mil vagas para qualificação profissional

Programa Qualificar ES

O programa Qualificar ES, do governo do Espírito Santo, está abrindo mais de 51 mil vagas para qualificação profissional.

Os cursos serão presenciais e on–line. As vagas integram a primeira oferta de 2022. Ao longo do ano serão ofertadas mais de 200 mil. O anúncio foi feito ontem (9) pelo governador do Estado, Renato Casagrande.

Estão abertas nesta quinta-feira (10) 11.919 oportunidades para inscrição em cursos presenciais. Em 41 municípios do ES farão atendidimento presencial em 168 polos de ensino.

Outras 40 mil para cursos on–line serão abertas na próxima terça-feira (15). Os editais e inscrições estarão disponíveis no site www.qualificar.es.gov.br.

UniversidadES

O programa Qualificar ES, operacionalizado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), faz parte do Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES), criado para reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional de níveis técnico e superior, por meio de educação presencial e a distância, além de pesquisa, extensão e inovação.

O governador Casagrande deu um relato pessoal para ressaltar a importância do Qualificar ES.

“Esse programa está presente em muitos municípios. Vou dar um exemplo. Em dezembro do ano passado, minha mãe, que tem 89 anos, sofreu um AVC e passou a precisar de apoio permanente. Graças a Deus está recuperando os movimentos e os filhos se revezam, mas precisamos buscar um profissional para ajudar durante o dia. Encontramos o Paulo, que se formou justamente em um dos cursos do Qualificar ES. Conto esta história, pois incentiva as pessoas a fazerem um curso e depois empreender, buscando sua própria renda”.

Casagrande reforçou a importância da atitude positiva daquela pessoa interessada na qualificação mediante o programa.

“Quando a pessoa se inscreve no curso ela dá o primeiro passo para uma mudança na própria vida e de tantas outras. Como os que vão comprar o pão de quem fez o curso de panificação ou a sua maquiagem feita por uma formanda no Qualificar ES. E até o exemplo da minha mãe, que hoje é tão bem assistida pelo Paulo”.

 Tyago-Hoffmann-scaled.jpeg
Tyago Hoffmann

Crescimento

O secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, abordou o crescimento do programa.

“A pedido do governador, a cada ano o Qualificar ES cresce e beneficia mais pessoas. Acreditamos que a educação muda a realidade das pessoas, fortalece a esperança de um futuro com mais dignidade e abre portas para jovens e adultos terem acesso ao mercado de trabalho”, disse  Tyago Hoffmann.

 

O secretário acrescenta: “Quantas pessoas se tornaram empreendedoras, conquistaram o primeiro emprego e até mudaram de profissão, a partir do Qualificar ES? Por isso, tenho a certeza de que o propósito do Governo do Estado está sendo alcançado e não vamos parar por aqui. Em 2022, chegaremos a mais 200 mil cidadãos do ES atendidos.”

Cursos presenciais

As vagas para os cursos presenciais da 1ª oferta do ano serão ofertadas em dois editais: um, destinado ao público geral, com 9.624 vagas, e outro com 2.295 vagas exclusivas para mulheres.

Os pré-requisitos para concorrer às vagas de oferta geral são: idade mínima de 16 anos, completos na data da matrícula; residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima necessária é de 18 anos.

As vagas exclusivas para mulheres são ofertadas por meio de uma parceria entre o Qualificar ES e o Agenda Mulher, coordenado pela vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes.

Jaqueline-projeto-Mulher-Copia-1024x678-1.jpgA vice-governadora falou sobre as metas do programa Agenda Mulher.

“Proporcionar às mulheres condições dignas de trabalho e oportunidades de projeção econômica e social para o seu bem-estar são as metas do Agenda Mulher Empreendedora. Para que mais mulheres possam ampliar sua participação no mercado de trabalho e de empreendimentos. Fico feliz em ter este momento, já com o retorno das qualificações presenciais, pois vamos para 41 municípios implantando os treinamentos e qualificando o público feminino. Quero ver todas as mulheres que acompanham o Agenda Mulher Empreendedora aproveitando mais esta oportunidade!”, disse Jacqueline Moraes.

A seleção dos candidatos será feita de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e classificados em ordem decrescente, até que sejam preenchidas todas as vagas de curso e turno. Devido à pandemia do Coronavírus, os encontros presenciais respeitarão todas as medidas de distanciamento social, em atenção ao Mapa de Risco Covid – 19, do Governo do Estado.

No encerramento das atividades, visando fomentar o empreendedorismo dos alunos, as pessoas que concluírem os cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas receberão um kit empreendedor. Cada kit conterá produtos para subsidiar a abertura de novos negócios nas áreas de formação.

O período de inscrições para os cursos presenciais vai desta quinta (10) a 24 de fevereiro e o resultado dos classificados sai no dia 10 de março. Em ambos os editais, serão permitidas duas inscrições por CPF em dois cursos distintos.

Cursos on-line

As inscrições para os cursos on-line da 1ª oferta abrem no dia 15 de fevereiro e se encerram no dia 25, com o resultado liberado em 4 de março. Os pré-requisitos são: idade mínima de 16 anos até a data da matrícula; acesso à internet; noções básicas de informática e de navegação na internet. Nos cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição.

Assistente de contabilidade

Serão ofertados 16 cursos na modalidade on-line: Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Assistente de Tecnologia da Informação; Auxiliar Administrativo; Bolos e suas Variações; Educação Especial e Inclusiva; Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas; Informática Básica; Inglês Básico; Inglês Intermediário; Maquiagem; Marketing Digital para o Seu Negócio; Secretaria Escolar; Segurança do Trabalho; Tecnologias Educacionais; e Word e Excel.

Uma das novidades dessa oferta é o curso de Assistente de Contabilidade, que terá 2.500 vagas disponíveis.

Depoimentos

Maria Eduarda Pereira Batista, 19 anos, é formanda do curso de Maquiagem:

“Juntei uma coisa que eu gosto com a possibilidade de ter uma renda extra. O curso do Qualificar ES me auxiliou no novo desafio. Além disso, também recebi o kit empreendedor que já está sendo o pontapé inicial nos meus primeiros atendimentos”.

Andrielli Thayná Cardoso Borges, de 29 anos, é formando do curso de Gastronomia (Panificação e Pizzaiolo) e ressalta sua evolução a partir do curso.

“Sempre trabalhei fora, mas tinha vontade de empreender para ficar mais próximo da minha filha de seis anos. Em 2020, no ápice da pandemia, abri informalmente minha confeitaria. Em 2021, cursei panificação e pizzaiolo pelo Qualificar ES e foi a melhor coisa que me aconteceu. Após o curso, tudo começou a fluir, aumentei meu mix de produtos e hoje consigo levar meus produtos para fora do meu bairro. Não tenho dúvida de que o programa foi a engrenagem que faltava para o meu negócio dar certo. Espero que este programa continue mudando a vida de pessoas sonhadoras como eu”.

Programa Qualificar ES – Com informações do site do Governo do ES.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -