quinta-feira, 28 de março de 2024
26.6 C
Vitória

Prefeituras da Grande Vitória mantêm vacinação e testagens contra a Covid-19 durante o Carnaval

Em mais um Carnaval sob a pandemia do coronavírus, prefeituras da Grande Vitória mantiveram uma programação para vacinação contra a Covid-19 e também testes. Ficaram de fora os tradicionais blocos e os foliões, substituídos por profissionais da saúde  preparados para ofertar vacinas, seja a primeira, a segunda ou a dose de reforço.
Aproximadamente 3,5 milhões de capixabas se vacinaram com pelo menos a primeira dose, sendo 90% da população capixaba. Com a segunda dose, são quase 2,9 milhões de pessoas, representando 77% da população. Já a dose de reforço, pouco mais de 1,2 milhão de pessoas, isto é, 34% da população.  
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) pede à população para aderir à vacinação e completa que é a forma mais eficaz de diminuir a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. “Apenas a imunização em massa protege a todos e diminui o risco de contágio”, sempre enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Assim, para reduzir o número de pessoas com sintomas, internações, evitar casos graves e óbitos pela Covid-19, a orientação é que a população tome todas as doses das vacinas disponibilizadas nas redes municipais. 
As Secretaria de Saúde municipais alerta a necessidade de levar a documentação na hora da vacinação. Foto: Lucas Denadai
Confira como está sendo feito a vacinação neste período de carnaval, na Grande Vitória: 
Vitória
A Prefeitura de Vitória abre agendamento para 7.015 vagas para vacinação contra o coronavírus. O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Para vacinar o grupo infantil, há vagas para sexta-feira (04/03), na Igreja Batista em Jardim da Penha; e na quarta (02/03) a sexta-feira (04/03), no Maanaim Vitória, Unidades de Saúde Santo Antônio, Santa Luiza, Santa Marta e São Cristóvão.
Já  para os demais grupos, foram ofertadas vagas para hoje (28/02); quarta (02/03) a sexta-feira (04/03), na Unidade de Saúde Jardim Camburi. Entre os dias quarta-feira (02/03) a sexta-feira (04/03), terá vacinação na Igreja Batista em Jardim da Penha, Maanaim Vitória, Unidades de Saúde Centro (próximo ao Parque Moscoso), Andorinhas, Santa Luiza, Santa Martha e Ilha de Santa Maria.
Vila Velha
A vacinação em Vila Velha aconteceu desde sábado, 26 de fevereiro, e vai até 2 de março (quarta-feira), sem agendamento, para crianças acima de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos, que precisam tomar a primeira, segunda ou a dose de reforço.
A Prefeitura divulgou que entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março (segunda a quarta-feira), a vacinação vai estar disponível também no Centro Integrado, na Praia de Itapuã, de 9 às 15 horas. Todos os dias, a vacinação vai contemplar o público acima de 5 anos.
A Secretaria de Saúde do município disse que é necessário levar o cartão do SUS ou documento de identificação. Vale lembrar que para quem for tomar a segunda ou terceira dose, é importante levar o comprovante de vacinação das doses anteriores. 
Cariacica
Em Cariacica haverá imunização sem agendamento entre segunda-feira (28) e quarta-feira (02). A vacinação atenderá todos os grupos acima de 6 anos para tomar a primeira dose, segunda dose (todos os imunizantes) e dose de reforço. A Unidade Básica de Saúde de Flexal atenderá de segunda a quarta-feira, das 8 às 16 horas.
Durante o feriado, haverá vacinação por meio de agendamento nos prontos-atendimentos (PAs) de Bela Vista e do Trevo de Alto Lage. O agendamento é feito no site Vacina e Confia.
Serra
A Prefeitura da Serra informou que não haveria vacinação contra a Covid-19 de segunda (28) a quarta-feira (2). O serviço será retomado na quinta-feira (3), das 9 às 17 horas. No entanto, serão disponibilizadas hoje (28) a partir das 18 horas, para agendamento, 2.821 vagas no site da Serra
No Espírito Santo, os passageiros que embarcam desembarcam pelo Aeroporto de Vitória ou pela Rodoviária da Capital podem procurar o ponto de testagem disponibilizado pelo Governo do Estado, em ambos os locais. Foto: Sesa
Testagem nos pontos estratégicos do Estado
As testagens para a Covid-19 pela Grande Vitória também continuarão neste feriado de Carnaval. No Aeroporto de Vitória as testagens estão sendo feitas 24 horas por dia, para passageiros que estão embarcando ou desembarcando. Para os demais públicos, o agendamento está sendo feito pelo link Portal do Agendamento.
Na Rodoviária de Vitória, as testagens estão sendo realizadas no horário das  8 às 17 horas, nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e nos dias 1º e 2 de março (terça a quarta-feiras).
O ponto de testagem do Hospital Unimed (CIAS), em Vitória, está atendendo o público em geral hoje (28) e atenderá dias 1º e 2 de março, no horário das 8 às 16 horas. Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, o atendimento será sendo todos os dias, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas.
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, e no Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, o serviço de testagem será por agendamento.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -