segunda-feira, 16 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Pagamentos do PIS/ Pasep liberados a partir desta terça (8)

Uma boa notícia. Os pagamentos do abono salarial para os trabalhadores de empresas privadas (PIS) já estão liberados a partir desta terça-feira (8). Já para os funcionários públicos, com o Pasep, o pagamento começa a ser disponibilizado na próxima terça-feira (15).

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em media, até dois salários mínimos com carteira assinada e exerceu a atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base do pagamento.

O abono salarial é um benefício anual do trabalhador, que recebe o dinheiro equivalente a no máximo um salário mínimo (R$ 1.212). Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Como sacar
 
Para sacar o abono referente do PIS, o trabalhador tem que possuir o  Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas com a devida apresentação de documento de identificação. É possível ainda receber pelo Caixa Tem, através da poupança social digital.
 
Informações sobre o PIS podem ser obtidas a partir de 1º de fevereiro pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer consulta ainda no site http://www.caixa.gov.br/abonosalarial/ ou no app CAIXA Trabalhador. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
 
Já os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

Como consultar o benefício

Para quem quer saber se tem direito, o valor e data a receber, basta ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital, que pode ser baixada no celular nos sistemas Android e IOS.

O trabalhador deve acessar o sistema com o número do CPF e também a senha do gov.br. Na sequencia basta clicar em benefícios e Abono salarial. Neste campo, a pessoa saberá se está ou não habilitada para receber o benefício.

Quem é da iniciativa privada, pode consultar a situação nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa tem. Já trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil.  Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Calendário

É importante ressaltar que o calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada. Já para os servidores públicos, o pagamento acontece perante ao número final da inscrição.

Pis
Nascidos em janeiro – 8 de fevereiro
Nascidos em fevereiro – 10 de fevereiro
Nascidos em março – 15 de fevereiro
Nascidos em abril  – 17 de fevereiro
Nascidos em maio – 22 de fevereiro
Nascidos em junho – 24 de fevereiro
Nascidos em julho – 15 de março
Nascidos em agosto – 17 de março
Nascidos em setembro – 22 de março
Nascidos em outubro – 24 de março
Nascidos em novembro – 29 de março
Nascidos em dezembro – 31 de março.
 
Pasep
Finais de inscrição 0 e 1 – 15 de fevereiro
Finais de inscrição 2 e 3 – 17 de fevereiro
Final de inscrição 4 – 22 de fevereiro
Final de inscrição 5 – 24 de fevereiro
Final de inscrição 6 – 15 de março
Final de inscrição 7 – 17 de março
Final de inscrição 8 – 22 de março
Final de inscrição 9 – 24 de março.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -