quarta-feira, 18 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Épico consolida desejo de “abrir Colatina para o Brasil e para o mundo”

Entrevista  concedida ao jornalista Oswaldo Oleari.

O 1° Encontro pela Inovação de Colatina (Épico) acontece nesta terça-feira (15) e visa estimular iniciativas inovadoras para o desenvolvimento econômico e social do município. Palestras, mesas-redondas e apresentação de cases de sucesso estão na programação do evento, realizado no auditório Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a partir das 18h30.

Promovido pela Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o encontro reunirá hubs de tecnologia, empresários, estudantes, pesquisadores, professores e outros atores para pensar soluções de problemas, conhecer ações inovadoras já executadas em outras praças e que produziram resultados positivos e assim gerar ideias, desenvolver conhecimento científico e tecnológico e políticas públicas.

“Que as empresas da cidade coloquem os seus desafios, problemas e que startups de Colatina, de Vitória e de fora do Estado possam se apresentar para solucionar esses problemas ou ensejar a utilização dessas oportunidades. Então estamos abrindo a cidade para o Brasil e, talvez, para o mundo, porque a cidade é muito acanhada ainda nessas conexões para fora”, afirma o titular da Secti, José Antônio Bof Buffon.

O secretário explica que duas questões inéditas serão consolidadas no evento. A primeira: um ato simbólico de adesão do município ao Centelha II – projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia para geração de startups, operado nos estados pelas fundações de amparo à pesquisa. No Espírito Santo, essa atividade é desempenhada pela Fapes. Segundo Buffon, Colatina será o único município em todo o país a aderir à iniciativa.

“O objetivo é aproveitar a estrutura e a movimentação que a Fapes vai gerar. Se ela apoiar 50 startups ao final do processo, nós queremos apoiar quatro startups de Colatina no bojo desse processo, aproveitar metodologia, chamada, bancas examinadoras, toda a estrutura da Fapes. Então, ao final do processo, com certeza, vão ter pelo menos quatro startups novinhas em folha aqui na nossa cidade. Isso é inédito, só Colatina tem isso.”

O segundo fato inédito é a realização de uma rodada do Findeslab no município. O programa é uma iniciativa conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que facilita o acesso da indústria capixaba à inovação para fomentar o ecossistema estadual de startups. “[Colatina] é a primeira cidade que teve esse privilégio de levar uma proposta à Federação das Indústrias [do Espírito Santo, Findes]”, destaca o secretário.

Buffon conta que a primeira edição do Épico não nasceu da noite para o dia. Pelo contrário, veio a cabo de muitas reuniões de articulação, aproximação, encorajamento e atração de parceiros iniciadas ainda no primeiro ano da gestão do prefeito Guerino Balestrassi (PSC), que será o responsável por encerrar o evento desta sexta.

“Aqui em Colatina, felizmente, a mente do nosso governo não é arcaica. A mente do nosso prefeito é a mais ampla possível. Ele encoraja, estimula e desafia a gente a pensar coisas que vão muito além do mandato dele, que se encerra em três anos. Como diz lá na roça: nós estamos cortando lenha verde para as pessoas queimarem lá na frente”, defende Buffon, acrescentando que mentes “arcaicas” pensam no imediato, na materialidade.

“O tempo de maturação dessas políticas é longo. Tem coisa que dá resultado imediato, mas é uma geração para outra. O que falta muito aos nossos gestores públicos, eles pouco fazem pelo desenvolvimento, porque a pressa, nesse caso, é inimiga do desenvolvimento. Uma coisa que leva 20 anos, uma geração inteira, o cara quer fazer quatro anos. Não cabe em quatro anos. Aí ele não investe, porque não vai ser vista no mandato dele”.

Um investimento “quase invisível”, nas palavras do secretário, se dá em “pessoas, conexões e, lógico, em infraestrutura”. Por isso, existem projetos, revela Buffon, para abrigar aceleradoras e produzir ambientes de inovação, por meio da criação de um centro de ciências para reforçar o ensino de matemática, física e biologia na cidade. “Sem ciência não vamos a lugar nenhum”, resume.

Buffon discorre ainda sobre a importância da criação de movimentos de inovação para garantir a sustentabilidade da economia e do desenvolvimento social almejado para Colatina, sem prejuízos que os progressos humano e material costumam causar ao meio ambiente.

“Toda a sustentabilidade do planeta passa por uma vontade política e recursos, mas passa também por uma equação de tecnologia, de soluções tecnológicas. Às vezes, existe a vontade política, existe o recurso, mas não existe ainda a solução técnica para isso. Então esse movimento vai permitir que a cidade possa melhorar suas condições de sustentabilidade, de inclusão de pessoas e um maior dinamismo econômico”, conclui.

Serviço

Evento: 1º Encontro pela Inovação de Colatina – Épico
Data: 15/02 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório do Sest/Senat, que fica na rua Fidélis Ferrari, s/n, bairro Lacê.

Programação:
18h30 – Credenciamento;
18h50 – Abertura – José A. Bof Buffon – Sec. de Ciência, Tecnologia e Inovação;
19h00 – Criação de Empreendimentos Inovadores Centelha 2 – Cristina Engel – Diretora Executiva da FAPES;
19h20 – Programa Findes.Lab Colatina e Inovação Aberta – Naiara Galliani – Gerente de Inovação no Sistema Findes;
19h40 – Projetos e Ações para o Empreendedorismo Inovador – Luiz Henrique Toniato – Diretor Técnico do Sebrae/ES;
20h00 – Case Soma Urbanismo e os Ambientes de Inovação – Flávio Aguilar – Diretor de Inovação da Soma Urbanismo;
20h20 – Mesa-redonda – Uma Colatina Inovadora – Convidados: Marco Britto – GB e Ronis Faria – Inova/Ifes;
20h50 – Encerramento – Guerino Balestrassi – Prefeito de Colatina.

Epico

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -