quinta-feira, 19 de maio de 2022
16.9 C
Vitória

Câncer de pele: prevenção deve ser feita durante todo ano e não só no verão

Nesta semana, duas datas importantes estão sendo comemoradas quando o assunto é saúde. Na última quinta-feira (3), o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e neste sábado (4) o Dia do Dermatologista. E agora no verão, quando as temperaturas sobem e o calor aparece com mais força, é preciso falar sobre o câncer de pele.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 176.930 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular (83.770 em homens e 93.160 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 80,12 para cada 100 mil homens e 86,65 para cada 100 mil mulheres.

Ainda de acordo com o Instituto, é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Além disso, segundo o INCA o prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial.

A dermatologista, Karina Mazzini, explicou que principalmente agora em janeiro e fevereiro, meses em que a radiação ultravioleta é muito alta, e que os cuidados devem ser maiores. Uma dica que a médica deu é de respeitar os melhores horários do sol, principalmente com as crianças, antes da 10h e após as 16h.

“Aplicar o filtro solar 30 minutos antes de ir para a praia ou piscina no corpo todo, esperar secar e procurar ficar embaixo de sombra. Sempre repassar o filtro solar de hora em hora ou após um mergulho mais prolongado, estar sempre com uma proteção na cabeça e com uma blusa de proteção ultra violeta”, disse Karina.

Outra questão importante dita pela dermatologista é a importância das pessoas fazerem sempre um autoexame,  conhecer o próprio corpo, justamente para um diagnóstico precoce caso tenha a doença. Ela explicou que o tipo de câncer de pele mais comum é o carcinoma basocelular, e que ele normalmente aparece como uma ferida que não cicatriza.

“Assim como a gente pede para as mulheres fazerem a palpação da mama, por exemplo, eu sempre peço para os pacientes olharem o corpo. Olhar no espelho, veja se apareceu alguma coisa de diferente na pele e ficar atento aos sinais. O câncer de pele se for tratado precocemente, tem sucesso no tratamento, quase sempre”, ressaltou.

Grupo de risco

A dermatologista explicou que o grupo de risco para o câncer de pele são pessoas de pele mais clara, que quando são expostas ao sol, não se bronzeiam, e sim sempre se queimam. Neste caso, o sol sempre agride a pele dessas pessoas. Diferente daqueles que tem uma pele mais escura, que se bronzeiam e a melanina faz o papel de proteger a pele do sol.

De acordo com a médica, antigamente quem tinha câncer de pele eram pessoas mais idosas que sofreram uma grande exposição ao sol ao longo dos anos, porém, hoje em dia até pelo próprio planeta e aumento nas temperaturas, o sol e a radiação estão mais agressivos, e que pessoas bem mais jovens estão desenvolvendo o câncer de pele

“Pessoas de pele branca que não possuem muita melanina, são “transparente” para o sol, ele entra na pessoa já fazendo agressão, já queimando. Cinco minutos para uma pessoa de pele muito clara, ela já está queimando, então esse tipo de cor de pele é a mais propensa a adquirir o câncer de pele, esses pacientes devem sempre ligar um sinal de alerta”, frisou Karina.

Bronzeamento artificial

Muito comuns nos últimos anos, principalmente nessa época de verão, as câmaras de bronzeamento artificial estão cada vez mais sendo usadas. A dermatologista fez um alerta sobre os perigos, dizendo que esse tipo de método também pode causar câncer de pele, e que as pessoas ali recebem os raios como se estivessem no sol.

“Com certeza pode causar câncer de pele nessas cabines de bronzeamento as pessoas recebem os raios, agredindo a pele. Além do Câncer, as câmaras de bronzeamento também podem causar queimaduras. Esse tipo de bronzeamento é proibido, essas câmaras não devem ser usadas para isso”, ressaltou Karina.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -