quarta-feira, 18 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Nova Curva da Jurema será entregue até o final de 2023

A Curva da Jurema, um dos cartões postais mais belos da cidade de Vitória, será restaurada e vai virar um dos pólos gastronômicos da capital. A reurbanização do espaço será entregue até o final de 2023.

Entre as mudanças está prevista uma área de convivência, com árvores e bancos para que as pessoas possam ter uma nova área de lazer e entretenimento, ampliação do calçadão, iluminação subterrânea, novos acessos ao estacionamento, além de instalação de câmeras de video monitoramento para a segurança local.

Durante anúncio na manhã desta quarta-feira (19), a administração municipal detalhou  como será a reurbanização e informou que serão investidos recursos na ordem de R$5 milhões.

As obras devem ser finalizadas até o final de 2023. Imagem: Divulgação/ PMV

Obras ainda este ano

As mudanças na Curva da Jurema fazem parte de um projeto que engloba outras localidades da capital como a Rua da Lama, Rua Sete de Setembro e Ilha das Caieiras. A ideia é reurbanizar estes locais e reconhecê-los como verdadeiros pólos gastronômicos com estrutura que também atenda com qualidade as necessidades dos frequentadores.

De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, na Curva da Jurema, a intenção é começar as obras ainda este ano. Segundo ele, o projeto objetiva a organização e o turismo da cidade, consagrando a região como ponto turístico da Capital.

“Importante nós requalificarmos o espaço da Curva da Jurema que é frequentada por toda a sociedade capixaba e turistas. O local que atrai muitas famílias aos finais de semana tem um entretenimento muito forte. Reconstruir toda área certamente será um legado para a cidade que vai atrair muita renda e emprego”, destaca o chefe do Executivo municipal.

As mudanças

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, explica que as alterações serão realizadas para trazer uma valorização ao espaço público. “O calçadão será alargado e também será colocado um piso melhor, garantindo uma maior durabilidade e beleza daquela região. Vamos fazer quase cinco novos acessos do estacionamento para o calçadão e a praia. Nessa parte, será feito também uma área de convivência, com árvores e bancos para que as pessoas possam ter uma nova área de lazer e entretenimento”, afirma.

O secretário completa que toda a parte de iluminação será subterrânea – o que elimina a exposição de fiação aérea – com balizadores de proteção para os pedestres, que farão a divisa entre o calçadão e parte da pista de rolagem dos veículos. A proposta contempla a remodelação das áreas de estacionamento, mas vai manter as 240 vagas.

O calçadão será ampliado e o estacionamento remodelado, mas serão mantidas as 240 vagas existentes. Imagem: Divulgação/ PMV

Os quiosques instalados na região também passarão por mudanças. “Todos os contratos serão respeitados, mas eles terão um local requalificado e serão integrados a todo este projeto”, destacou Pazolini.

Plano Vitória

Na Curva da Jurema, mais 16 mil m² de área serão reurbanizados. O projeto faz parte do Plano Vitória, que contempla um pacote de R$1 bilhão em investimentos até 2024. O montante servirá para construção de novas escolas, unidades de habitação popular, postos de saúde, além de intervenções de macrodrenagem, mobilidade, infraestrutura e projetos de urbanização.

Nesta quinta-feira (20), a prefeitura vai apresentar os projetos  de reurbanização das ruas Sete e Gama Rosa, no Centro da cidade. A apresentação será às 19 horas, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi.

Principais melhorias na Curva da Jurema: 

  • Acessibilidade e novos acessos;
  • Percurso seguro entre vagas e o calçadão (nivelamento da rua);
  • Colocação de balizadores para controle de acesso;
  • Iluminação subterrânea e direcionada ao pedestre;
  • Alargamento do calçadão e criação de espaço de convivência;
  • Remodelação do canteiro central e reorganização do estacionamento.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -