sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Mais de 4 mil tipos de uvas viníferas

uvas viníferas

Na vitivinicultura existem mais de quatro mil tipos de uvas viníferas que são cultivadas para a vinificação, na produção mundial de vinhos, que são diferentes das uvas de mesa. Mas, na coluna desta semana apresentaremos aos leitores algumas delas, as mais conhecidas do público apreciador ou não desta bebida milenar.

Carménère. Vamos começar pela uva Originária da região do Médoc, Bordeaux, França. Bastante encorpados os vinhos produzidos a partir desta uva, com taninos marcantes, sabor frutado e aroma discretamente apimentado.

A Daktylosphaera vitifoliae ou Phylloxera vastatrix, mais conhecida por filoxera, quasedizimou os vinhedos da Europa em meados do século XIX. Por causa desta praga a Carménère foi dada como extinta.

Ela foi redescoberta no Chile na década de 1990 pelo ampelógrafo, Jean-Michel Boursiquot (profissional que estuda, identifica e classifica os tipos de uva) com a colaboração do enólogo chileno, Alvaro Espinoza. Hoje, o Chile é o maior produtor de vinhos desta casta.

 

Cabernet Sauvignon. Sem sombra de dúvidas a uva mais conhecida e utilizada para produzir vinhos em várias regiões do mundo por ter a facilidade de se adaptar em diferentes terroirs. Também de origem francesa da região de Bordeaux, esta uva produz vinhos encorpados, tânicos e tem aromas herbáceos. Tem grande potencial para envelhecer em garrafa.

Pinot Noir. A mais popular uva utilizada em vinhos franceses é originária da Borgonha. Os mais aclamados famosos e desejados vinhos do mundo são produzidos a partir desta casta. São suaves, discretos, porém, únicos e com tons bastante sofisticados.

Se o leitor é apreciador da sétima arte e apreciador da bebida dos deuses Baco e Dionísio e ainda não assistiu ao filme “Sideways – Entre umas e outras”, não deixe de vê-lo. Nesse filme o protagonista descreve a Pinot Noir com tanta propriedade e reverência quevale a pena reproduzir o diálogo dele.

Uvas viníferas

Miles Raymond, escritor e apreciador de vinhos, personagem do ator Paul Giamatti no filme ambientado na Califórnia, em um de seus diálogos diz o seguinte sobre a uva Pinot Noir, uma de suas prediletas:

“Ela tem uma casca fina, é temperamental, amadurece cedo. Ela não é uma sobrevivente como a Cabernet, que cresce basicamente em qualquer lugar e floresce até mesmo quando é negligenciada. Não, a Pinot precisa de atenção e cuidado constante. Entende? Na verdade, ela só cresce em lugares bem pequenos, específicos, em alguns cantos do mundo. Só o mais paciente e carinhoso dos produtores consegue cultivá-la. Apenas quem realmente pega um tempo para tentar entender o verdadeiro
potencial da Pinot pode persuadi-la a alcançar sua máxima expressão. E aí, ah, seus sabores… são os mais assombrosos, e brilhantes, e emocionantes, e sutis… e antigos do planeta”.

Moscato. São verdes ou escuras e são das variedades mais cultivadas em várias regiões. Das Moscato são feitos vinhos brancos, espumantes, rosés e tintos, adocicados e com teor alcóolico baixo e aromas frutados.

Elas são usadas na produção de vinhos tintos de sobremesa, com teor de açúcares expressivos, principalmente se são de regiões mais quentes.

Chardonnay. Originária da região de Borgonha, França, esta uva é responsável por elaborar os mais famosos vinhos brancos e espumantes em todo o mundo. São vinhos encorpados, macios e muito elegantes.

Hoje vamos finalizar com estas cinco uvas, senão a coluna não terá fim. Afinal, falar de uvas viníferas nem em um livro com centenas de páginas conseguiremos esgotar o tema. Até a próxima semana.

Quero aproveitar este momento em que estamos vivendo novos dias do Jornal MovNews – https://movnews.com.br – para convidar os leitores desta para participarem desta coluna. Teremos o maior prazer em responder perguntas, receber comentários e trocar impressões com todos. Disponham. Um brinde.

Mas, se beber não dirija!

Uvas viníferas

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -