O Governador Renato Casagrande, anunciou, que professores e servidores do Estado terão que apresentar o passaporte da vacina com o retorno das aulas. O ano letivo nas escolas da rede estadual tem início no dia 3 de fevereiro. De acordo com o governador para os alunos não será exigido nenhum tipo de comprovante, mas ele lembra, que as crianças precisam ser vacinadas.
“A vacina contra o Covid-19 está na lista da Portaria publicada pela Secretaria de Saúde e está disponível à população. Então, o pedido que faço a todos os pais e responsáveis e que imunizem seus filhos e se imunizem também”, disse o governador.
Para os servidores, Casagrande enfatizou que a vacina já é uma exigência e todos precisam se vacinar. De acordo com portaria conjunta das Secretarias Estaduais de Recursos Humanos e Saúde, não poderá estar no ambiente de trabalho o servidor que não estiver vacinado, salvo se tiver laudo contraindicando a imunização.
Segundo o governador Renato Casagrande a escola é um local de risco de infecção, mas um espaço seguro. Por enquanto, segundo ele, a programação das aulas segue normalmente, sem a realização de rodízios, mas a situação será avaliada a cada semana, já que os números de infectados tem aumentado muito.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que as escolas estão preparadas para o retorno e que os cuidados serão mantidos. “As escolas estão preparadas para receber nossos estudantes com segurança: com o uso obrigatório da máscara, álcool disponível para todos, termômetro, limpeza dos ambientes, entre outros. As ações que estamos apresentando são de curto prazo, pois já estamos em planejamento do pós-pandemia, pensando nos prejuízos que ela causou na educação”, afirmou.
Números da pandemia
Nas últimas 24 horas, o Painel Covid-19 do Espírito Santo, registrou 19.399 novos casos da doença. Desta forma, subiu para 817.400 casos confirmados. No mesmo período, foram registradas 13 mortes, aumentando para 13.478 o número de óbitos no Estado.
O número de municípios no risco moderado também aumentou de cinco para 7, segundo o último mapa de risco divulgado pelo Governo do Estado no final da tarde desta sexta (28). São eles Vila Velha, Serra, Cariacica, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves e Montanha.


Passaporte da Vacina
Com o crescimento da pandemia, o Governo do Estado e entidades do setor empresarial assinaram um termo de compromisso nesta quinta (27), que prevê, entre outras medidas, que bares e restaurantes vão passar a exigir o comprovante de vacinação em seus estabelecimentos.
O documento, reforça algumas medidas que já estão em vigor como a utilização do uso de máscaras, de álcool gel e de procedimentos de higienização para reduzir os riscos de contaminação.
Para aqueles que já possuem o esquema vacinal completo contra o novo Coronavírus (Covid-19), com a primeira e a segunda dose ou vacina de dose única, basta entrar na plataforma Vacina e Confia e acessar o passaporte vacinal.
Mutirão de Vacinação
Neste fim de semana, alguns municípios farão mutirão de vacinação de crianças contra a Covid-19. A expectativa é que as cidades apliquem cerca de 23 mil doses no público de 5 a 11 anos de idade. Com uma média de mais de 11 mil doses por dia, poderá superar a média diária que o Estado vem apresentando deste público, que é de cerca de 3 mil doses, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o mutirão é resultado da pactuação feita na última reunião semanal da Sesa com os municípios. “É uma grande oportunidade para avançar rapidamente na vacinação dos nossos filhos. Faço aqui um apelo: vacinem seus filhos”.
No Estado, cerca de 26.400 doses já foram aplicadas nesta faixa etária, que contém um público de 393.089 crianças.
Excelente! parabéns aos gestores pela decisão.